• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2021.tde-08022022-102848
Documento
Autor
Nombre completo
Eunice Massumi Guibu
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2021
Director
Tribunal
Pataca, Ermelinda Moutinho (Presidente)
Straforini, Rafael
Wunder, Alik
Título en portugués
Oficina arte com ciência: a criança enquanto sujeito ecológico linguagens em construção
Palabras clave en portugués
Desenho
Letramento científico
Múltiplas linguagens
Resumen en portugués
Essa dissertação é um registro a partir de práticas inseridas no contexto de letramento científico nos primeiros e segundos anos do Ensino Fundamental, construídas ao longo de 16 anos consecutivos na Oficina Arte com Ciência desenvolvida em uma escola pública municipal de São Paulo. Experimentos simples, desafiadores e de baixo custo, buscam provocar um olhar pesquisador precoce e assim dinamizar conteúdos científicos a partir do cotidiano, das pequenezas que se perdem na superficialidade do consumo, na desatenção ao ambiente em que se vive. Essas práticas usam de múltiplas linguagens para o registro dos experimentos planejados na oficina. O uso das Linguagens das Artes, particularmente do desenho, para crianças na faixa etária de 6 a 8 anos, quando os processos de aprendizagens da escrita ainda não estão totalmente consolidados, pareceu ser oportuno. Os registros dos experimentos produzidos pelas crianças, fotografados pela autora, serão analisados por meio da autoetnografia, um reencontro com as práticas para promover autoavaliação. Usando referenciais teóricos de autores que tratam da relação histórica entre arte e ciência, propõe-se pensar a experiência segundo Larrosa, a observação como Daston, o desenho como Artigas , a complexidade como Morin. Avaliando fotos selecionadas dessas práticas, buscase revelar as intencionalidades pedagógicas e a construção de sentidos, com o uso de múltiplas linguagens. As soluções visuais das crianças foram entendidas como processos de aquisição de habilidades e compreensões, valorizando o inacabado, o percurso, as muitas tentativas explicitadas em dinâmicas que podem sinalizar aprendizagens.
Título en inglés
Art with science workshop: the child as an ecological subject languages under construction
Palabras clave en inglés
Drawing
Multiple languages
Scientific literacy
Resumen en inglés
This dissertation is a register from practices inserted in the context of scientific literacy in the first and second years of Elementary School, built over 16 consecutive years in the Art with Science Workshop developed in a municipal public school in São Paulo. Simple, challenging and low cost experiments seek to provoke an early researcher's look to scientific content in everyday life, from the small things that get lost in the superficiality of consumption and the lack of attention to the environment in which one lives. These practices use multiple languages to register the experiments planned in the workshop. The use of the Languages of the Arts, particularly drawing, seemed to be opportune for children aged between 6 and 8 years, when the learning processes of writing are not yet fully consolidated. The register of the experiments produced by the children, photographed by the author, were analyzed through autoethnography, a reencounter with the practices to promote self-assessment. Using theoretical references from authors who deal with the historical relationship between art and science this work aims thinking about experience according to Larrosa, the observation as Daston, the drawing as Artigas, the complexity as Morin. Examining selected photos of these practices, it is sought to reveal the pedagogical intentions and the construction of meanings, using multiples languages. The visual solutions of the children were understood as processes of acquiring skills and understandings, valuing the unfinished, the path, the many attempts made explicit in dynamics that can indicate learning.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2022-03-04
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.