• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2022.tde-06072022-093125
Documento
Autor
Nombre completo
Marília Prado
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2022
Director
Tribunal
Oliveira, Cristiane Coppe de (Presidente)
Fantinato, Maria Cecilia de Castello Branco
Joseph, Handerson
Mesquita, Monica Maria Borges
Santos, Vinicio de Macedo
Título en portugués
Deslocamentos e fronteiras: um estudo etnomatemático com haitianos em uma escola pública de São Paulo
Palabras clave en portugués
Educação
Etnomatemática
Fronteiras
Haiti
Imigração
Resumen en portugués
Este trabalho tem como tema central a educação em um contexto culturalmente diferenciado. Para refletir sobre uma concepção de uma educação intercultural pautada pela transdisciplinaridade, trazemos as ideias do Programa Etnomatemática de Ubiratan DAmbrosio em diálogo com a obra de Paulo Freire. Num contexto de ensino de português para haitianos, buscamos responder à seguinte questão: quais são as fronteiras que atravessam a trajetória de imigrantes haitianos em São Paulo? Para isso, delineamos uma metodologia, denominada em fronteiras, que combina processos de alteridade, escuta e diálogo. A primeira etapa do estudo se deu em um Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos (CIEJA) na cidade de São Paulo por meio de observação participante. Na segunda etapa, realizamos entrevistas com a diretora, três professoras e dois estudantes haitianos do mesmo CIEJA. Ao final dessas duas etapas, pudemos conhecer as relações que se estabelecem entre os sujeitos daquela comunidade escolar, além de identificar três temas que consideramos como fronteiras que atravessam as trajetórias de imigrantes haitianos: racismo, formação profissional e mercado de trabalho e língua.
Título en inglés
Displacements and bounderies: an ethnomathematic study with Haitians in a public school in São Paulo
Palabras clave en inglés
Bounderies
Education
Ethnomathematic
Haiti
Immigration
Resumen en inglés
The central theme of this work is the Education. Through transdisciplinarity, we reflect on the conception of an intercultural education, bringing the Ethnomathematics Program ideas of Ubiratan DAmbrosio in dialogue with the work of Paulo Freire. In a Portuguese to Haitians teaching context, we seek to answer the following question: what are the borders that cross the trajectory of Haitian immigrants in São Paulo? For this, we figure a methodology, called in boundaries, which combines processes of alterity, listening and dialogue. The first stage of the study took place in a Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos (CIEJA) in the city of São Paulo, through participant observation. In the second stage, we conducted interviews with the director, three teachers and two Haitian students from the same CIEJA. At the end of these two stages, we were able to know the relationships that are established between the subjects of that school community, besides identifying three themes that we consider as borders that cross the Haitian immigrants trajectories: racism, professional training and the labor market and language.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
MARILIA_PRADO_rev.pdf (1.84 Mbytes)
Fecha de Publicación
2022-07-06
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.