• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2023.tde-04122023-124627
Document
Auteur
Nom complet
Fabio Lopes da Silva
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2023
Directeur
Jury
Oliveira, Cristiane Coppe de (Président)
Lima, Maria Batista
Silva, Vanisio Luiz da
Titre en portugais
A MATEMÁTICA NOS PERTENCE! Mobilizando saberes sobre a perspectiva decolonial, o Programa Etnomatemática e a Lei n.o 10.639/03 em um curso de formação de professores
Mots-clés en portugais
Decolonialidade
Educação para as Relações Étnico-Raciais
Formação de Professores
Lei n.º 10.639/03
Programa Etnomatemática
Resumé en portugais
Esta pesquisa busca investigar, por meio de uma perspectiva decolonial, como a Educação Matemática pode contribuir para a reconstrução dos currículos escolares, de modo que tenhamos uma efetiva aplicação da Lei n.º 10.639/03, que estabelece o ensino de história e cultura afro-brasileira nas grades curriculares da educação básica e visa garantir nas escolas, nos currículos e na formação de professores o direito à diversidade étnico-racial. Para tanto, mobilizamos saberes acadêmicos referentes à decolonialidade, à educação para as relações étnico-raciais, e ao Programa Etnomatemática, para elaborar e aplicar um curso de formação continuada de professoras e professores que ensinam matemática em um colégio particular de São Paulo. A partir de uma análise minuciosa e sensível das contribuições dos educadores no curso e após relacionar os dados coletados junto aos educadores aos saberes mobilizados no curso, procuramos pistas que possam nos ajudar a responder à seguinte pergunta de pesquisa: Quais são os saberes que podem ser mobilizados por um curso de formação continuada de professores na relação entre o Programa Etnomatemática e as possibilidades de implementação da Lei n.º 10.639/03? Esperamos, assim, contribuir no debate acerca da construção de uma educação antirracista, por meio da qual a juventude negra brasileira possa conhecer a sua história e ter a sua cultura incluída nas propostas curriculares.
Titre en anglais
MATHEMATICS BELONGS TO US! Mobilizing knowledge about the decolonial perspective, the Ethnomathematics Program and Law No. 10.639/03 in a course teacher training
Mots-clés en anglais
Decoloniality
Education for Ethnic-Racial Relations
Ethnomathematics Program
Law 10.639/03
Teacher Training
Resumé en anglais
This research seeks to investigate, from a decolonial perspective, how Mathematics Education can contribute to the reconstruction of school curriculums, so that we can have an effective application of Law No. 10.639/03, which establishes the teaching of Afro-Brazilian history and culture in the curriculum of basic education and aims to guarantee the right to ethnic and racial diversity in schools, curricula, and teacher training. To do so, we mobilized academic knowledge related to decoloniality, education for ethnic-racial relations, and the Ethnomathematics Program to develop and implement a continuing education course for teachers who teach mathematics at a private school in São Paulo. From a thorough and sensitive analysis of the educators' contributions to the course and after relating the data collected from the educators to the knowledge mobilized in the course, we seek clues that can help us answer the following research question: What kind of knowledge can be mobilized by a continuing education course for teachers in the relationship between the Ethnomathematics Program and the possibilities of implementing Law No. 10.639/03? We hope, therefore, to contribute to the debate about the construction of an anti-racist education, through which Brazilian black youth can learn about their history and have their culture included in the curriculum proposals.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2023-12-06
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.