• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2023.tde-04122023-124627
Documento
Autor
Nome completo
Fabio Lopes da Silva
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Oliveira, Cristiane Coppe de (Presidente)
Lima, Maria Batista
Silva, Vanisio Luiz da
Título em português
A MATEMÁTICA NOS PERTENCE! Mobilizando saberes sobre a perspectiva decolonial, o Programa Etnomatemática e a Lei n.o 10.639/03 em um curso de formação de professores
Palavras-chave em português
Decolonialidade
Educação para as Relações Étnico-Raciais
Formação de Professores
Lei n.º 10.639/03
Programa Etnomatemática
Resumo em português
Esta pesquisa busca investigar, por meio de uma perspectiva decolonial, como a Educação Matemática pode contribuir para a reconstrução dos currículos escolares, de modo que tenhamos uma efetiva aplicação da Lei n.º 10.639/03, que estabelece o ensino de história e cultura afro-brasileira nas grades curriculares da educação básica e visa garantir nas escolas, nos currículos e na formação de professores o direito à diversidade étnico-racial. Para tanto, mobilizamos saberes acadêmicos referentes à decolonialidade, à educação para as relações étnico-raciais, e ao Programa Etnomatemática, para elaborar e aplicar um curso de formação continuada de professoras e professores que ensinam matemática em um colégio particular de São Paulo. A partir de uma análise minuciosa e sensível das contribuições dos educadores no curso e após relacionar os dados coletados junto aos educadores aos saberes mobilizados no curso, procuramos pistas que possam nos ajudar a responder à seguinte pergunta de pesquisa: Quais são os saberes que podem ser mobilizados por um curso de formação continuada de professores na relação entre o Programa Etnomatemática e as possibilidades de implementação da Lei n.º 10.639/03? Esperamos, assim, contribuir no debate acerca da construção de uma educação antirracista, por meio da qual a juventude negra brasileira possa conhecer a sua história e ter a sua cultura incluída nas propostas curriculares.
Título em inglês
MATHEMATICS BELONGS TO US! Mobilizing knowledge about the decolonial perspective, the Ethnomathematics Program and Law No. 10.639/03 in a course teacher training
Palavras-chave em inglês
Decoloniality
Education for Ethnic-Racial Relations
Ethnomathematics Program
Law 10.639/03
Teacher Training
Resumo em inglês
This research seeks to investigate, from a decolonial perspective, how Mathematics Education can contribute to the reconstruction of school curriculums, so that we can have an effective application of Law No. 10.639/03, which establishes the teaching of Afro-Brazilian history and culture in the curriculum of basic education and aims to guarantee the right to ethnic and racial diversity in schools, curricula, and teacher training. To do so, we mobilized academic knowledge related to decoloniality, education for ethnic-racial relations, and the Ethnomathematics Program to develop and implement a continuing education course for teachers who teach mathematics at a private school in São Paulo. From a thorough and sensitive analysis of the educators' contributions to the course and after relating the data collected from the educators to the knowledge mobilized in the course, we seek clues that can help us answer the following research question: What kind of knowledge can be mobilized by a continuing education course for teachers in the relationship between the Ethnomathematics Program and the possibilities of implementing Law No. 10.639/03? We hope, therefore, to contribute to the debate about the construction of an anti-racist education, through which Brazilian black youth can learn about their history and have their culture included in the curriculum proposals.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2023-12-06
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.