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Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2020.tde-03122020-131308
Document
Auteur
Nom complet
Vitor Fabricio Machado Souza
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2020
Directeur
Jury
Oliveira, Cristiane Coppe de (Président)
D'Ambrosio, Ubiratan
Leite, Cristina
Schavelzon, Salvador Andres
Silva, Antonio Carlos Seizer da
Titre en portugais
O hálito das palavras: ciências (multi)naturais contra o preconceito
Mots-clés en portugais
Ciências naturais
Educação
Ensino de ciências
Povos indígenas
Preconceito
Resumé en portugais
Sendo a finalidade a coisa mais importante de todas, a finalidade deste trabalho foi de encontrar formas pelas quais as aulas de ciências naturais pudessem contribuir para mini- mizar o preconceito contra os povos indígenas. Como as palavras são hálitos que se perdem no ar depois de ditas, estas de aqui tendem mais a aprender com o ar. Neste percurso de aprendizado, os conhecimentos dos povos indígenas, das pensadoras e pensadores sobre a colonialidade e da prática de sala de aula formam o receituário testado, errante e deglu- tido do que se pretendeu. Ao longo deste caminho a ciência fora redefinida e expandida, tal qual os papeis da docência e da maneira de se pesquisar a docência. Há, ao fim, uma série de ações que professores e professoras de ciências podem experimentar, mas elas são mais frutos do que árvores. E mais importante que isso é nutrir-se, estabelecer relações com as coisas humanas e não-humanas e, a partir destas relações, sorver as diferenças.
Titre en anglais
The breath of words: (multi)natural sciences against prejudice
Mots-clés en anglais
Education
Indigenous peoples
Natural sciences
Prejudice
Science teaching
Resumé en anglais
Since purpose is what matters most, the purpose of this work was to find ways in which science classes can contribute to fight prejudices against indigenous peoples. Given that words are like breaths that vanish in the air after being uttered, the words that follow are more inclined to learn something from the air. Along this journey of learning, the knowledge of indigenous peoples, of thinkers who dwelled upon coloniality, and of class- room practices constitute the archive tentative, wandering and devoured of what was attempted. Along this journey science was redefined and expanded, as well as the roles of teaching and the ways of investigating teaching. Towards the end there are several suggested actions that teachers may experiment with, but these actions are less the trees than their fruits. What is most important is to nourish oneself, establish relations with human and non-human things, and, starting from these relations, rejoice on their differences.
 
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Date de Publication
2020-12-14
 
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