• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2020.tde-03122020-131308
Documento
Autor
Nombre completo
Vitor Fabricio Machado Souza
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2020
Director
Tribunal
Oliveira, Cristiane Coppe de (Presidente)
D'Ambrosio, Ubiratan
Leite, Cristina
Schavelzon, Salvador Andres
Silva, Antonio Carlos Seizer da
Título en portugués
O hálito das palavras: ciências (multi)naturais contra o preconceito
Palabras clave en portugués
Ciências naturais
Educação
Ensino de ciências
Povos indígenas
Preconceito
Resumen en portugués
Sendo a finalidade a coisa mais importante de todas, a finalidade deste trabalho foi de encontrar formas pelas quais as aulas de ciências naturais pudessem contribuir para mini- mizar o preconceito contra os povos indígenas. Como as palavras são hálitos que se perdem no ar depois de ditas, estas de aqui tendem mais a aprender com o ar. Neste percurso de aprendizado, os conhecimentos dos povos indígenas, das pensadoras e pensadores sobre a colonialidade e da prática de sala de aula formam o receituário testado, errante e deglu- tido do que se pretendeu. Ao longo deste caminho a ciência fora redefinida e expandida, tal qual os papeis da docência e da maneira de se pesquisar a docência. Há, ao fim, uma série de ações que professores e professoras de ciências podem experimentar, mas elas são mais frutos do que árvores. E mais importante que isso é nutrir-se, estabelecer relações com as coisas humanas e não-humanas e, a partir destas relações, sorver as diferenças.
Título en inglés
The breath of words: (multi)natural sciences against prejudice
Palabras clave en inglés
Education
Indigenous peoples
Natural sciences
Prejudice
Science teaching
Resumen en inglés
Since purpose is what matters most, the purpose of this work was to find ways in which science classes can contribute to fight prejudices against indigenous peoples. Given that words are like breaths that vanish in the air after being uttered, the words that follow are more inclined to learn something from the air. Along this journey of learning, the knowledge of indigenous peoples, of thinkers who dwelled upon coloniality, and of class- room practices constitute the archive tentative, wandering and devoured of what was attempted. Along this journey science was redefined and expanded, as well as the roles of teaching and the ways of investigating teaching. Towards the end there are several suggested actions that teachers may experiment with, but these actions are less the trees than their fruits. What is most important is to nourish oneself, establish relations with human and non-human things, and, starting from these relations, rejoice on their differences.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2020-12-14
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.