• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2021.tde-31082021-151615
Documento
Autor
Nombre completo
Marina Teixeira Wisnik
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2021
Director
Tribunal
Almeida, Rogério de (Presidente)
Miranda, Ana Paula Araujo Dini de
Rubira, Fabiana de Pontes
Título en portugués
O corpo, espelho da palavra: corporeidade em processos de escrita poética
Palabras clave en portugués
Corporeidade
Criação literária
Educação de sensibilidade
Pensamento complexo
Poesia
Resumen en portugués
Este trabalho propõe um percurso reflexivo e poético sobre educação e sobre práticas de criação literária que integram palavra e corpo, compreendendo-as como elementos indissociáveis. Refletindo sobre os sentidos que emanam de algumas frases poéticas, defendendo uma educação de sensibilidade (Almeida e Ferreira-Santos), amparando-se no pensamento de autores como Edgar Morin, Durand, Merleau-Ponty, Nietzsche, Jorge Larrosa e Octavio Paz, construímos um trajeto que combina reflexão e descrição prática. Esse trajeto desenvolve-se em torno de temas aplicados ao âmbito educacional como: processo criativo, escuta, necessidade de equilíbrio entre experiência e reflexão e a compreensão de realidades paradoxais, poéticas. Buscando estabelecer ligações entre elementos aparentemente díspares, criando relações dialógicas de acordo com a complexidade de Edgar Morin, pretendemos, por meio desse percurso, refletir sobre a importância do elemento vivencial no processo educativo, para que haja um equilíbrio deste em relação ao elemento reflexivo, de maneira que ocorra aprendizagem com resultado e, também, atribuição de sentido.
Título en inglés
Body, the mirror of the word: corporeality in poetic writing processes
Palabras clave en inglés
Complex thought
Corporeality
Education of sensitivity
Literary creation
Poetry
Resumen en inglés
The present work proposes a reflective and poetic path about literary creation practices that integrate word and body, understanding them as inseparable elements. Through the reflexion on the meanings that emanate from some poetic phrases, and the defence of an education of sensitivity (Almeida and Ferreira-Santos) based on the thoughts of authors such as Edgar Morin, Durand, Merleau-Ponty, Nietzsche, Jorge Larrosa or Octavio Paz, we built a path that combines reflection and practical description. This develops around themes applied to the educational scope, such as: the creative process, the act of listening, the need for a balance between experience and reflection, and the understanding of paradoxical, dialogical realities. By seeking to establish connections between apparently disparate elements, and creating dialogical relations according to the complexity of Edgar Morin, we intend through this poetic and practical path to reflect on the importance of rescuing the experiential element in the educational process, in order to permit a balance of this in relation to the reflective element in such a way that the process of learning is provided with results and, also, attribution of meaning.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2021-09-02
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.