• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2023.tde-25052023-111638
Document
Auteur
Nom complet
Sirlene Maria Giannotti
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2023
Directeur
Jury
Saura, Soraia Chung (Président)
Almeida, Rogério de
Garkov, Adriana Friedmann
Nuñes, Rodrigo
Rizzi, Maria Christina de Souza Lima
Titre en portugais
Encantarias do Sertão: percepção imaginativa e imaginação criadora na arte do barro de Maria Lira Marques
Mots-clés en portugais
Arte cerâmica
Criação artística
Fenomenologia
Imaginação criativa
Imaginário
Lira Marques
Mundus imaginalis
Percepção imaginativa
Resumé en portugais
Esta narrativa reflexiva se apresenta como resultado de um percurso de pesquisa acerca do fenômeno criativo no qual as mãos humanas se debruçam sobre a matéria argilosa em processos artísticos-artesanais. A pesquisa de campo de inspiração antropológica, se deu em caráter de observação participante diante do engajamento ontológico junto à D. Lira Marques Borges e foi registrada em relatos e extenso volume de imagens fotográficas. Em uma abordagem fenomenológica e procurando oferecer relevo à elementos de sua biografia imersa em profunda religiosidade, da comunidade tradicional de Araçuaí, vale do Jequitinhonha, Minas Gerais, interessou a pesquisadora apreender as essências de seu percurso criativo junto à argila. O tratamento do conjunto de vivências partilhadas encontra respaldo teórico nas formulações de autores consagrados da fenomenologia como Gaston Bachelard, Maurice Merleau-Ponty, Mircea Eliade, Gilbert Durand e Henry Corbin; e também de Nikolay Berdyaev e Hampaté Bâ. AS reflexões estão ancoradas em suas proposições conceituais tais como: imaginação material, cogito amassador, cogito operante, devaneios da vontade, corporeidade, imaginário, consciência imaginativa, imaginalização, mundo imaginal e pessoalidade. O sentido e o alcance de uma prática expressiva junto ao barro pode assim ser apreciado em diálogo com as contribuições de autores contemporâneos como Ana Crespo, Monica Udler Cromberg, Soraia Chung Saura & Zimmermann, Marcos Ferreira-Santos, Emanuele Coccia, entre outros. Os depoimentos de D. Lira Marques, a contemplação de seus trabalhos, a reconstrução de seu percurso de vida, levaram a autora a identificar a presença de um processo de formação pessoal que ao mesmo tempo é coletivizado dentro da estrutura imaginária da maestria, lhe conferindo percepção imaginativa e acesso às imaginalizações do mundo imaginal. Os saberes tocados no itinerário desta investigação constituem uma contribuição significativa com o propósito de maximizar as relações entre imaginação e práticas formativas mediadas pela arte da terra.
Titre en anglais
Encantarias do Sertão: imaginative perception and creative imagination in the clay art of Maria Lira Marques
Mots-clés en anglais
Art ceramics
Artistic creation
Creative imagination
Imaginary
Imaginative perception
Lira Marques
Mundus imaginalis
Phenomenology
Resumé en anglais
This reflective narrative is presented as a result of a research path about the creative phenomenon in which human hands lean over clayey material in artisticcraft processes. This anthropologically inspired field research took place in the form of a participant observation in the face of the ontological engagement with Ms. Lira Marques Borges and was recorded in reports and an extensive volume of photographic images. Using a phenomenological approach and seeking to highlight elements of her biography immersed in deep religiosity from the traditional community of Araçuaí (Jequitinhonha Valley, Minas Gerais) the researcher was interested in apprehending the essences of her creative journey with clay. The treatment of this set of shared experiences finds theoretical support in the formulations of renowned phenomenology authors such as Gaston Bachelard, Maurice MerleauPonty, Mircea Eliade, Gilbert Durand and Henry Corbin; and Nikolay Berdyaev and Hampaté Bâ. The reflections are anchored in their conceptual propositions such as: material imagination, kneading cogito, operant cogito, daydreams of the will, corporeality, imaginary, imaginative consciousness, imaginalization, imaginal world and personhood. The meaning and scope of an expressive practice with clay can thus be appreciated in dialogue with the contributions of contemporary authors such as Ana Crespo, Monica Udler Cromberg, Soraia Chung Saura & Zimmermann, Marcos Ferreira-Santos, Emanuele Coccia, among others. The testimonies of Ms. Lira Marques, the contemplation of her work, the reconstruction of her life path, led the author to identify the presence of a process of personal formation that is at the same time is collectivized within the imaginary structure of mastery, giving it imaginative perception and access to the imaginalizations of the imaginal world. The knowledge touched on in this investigations itinerary constitutes a significant contribution with the purpose of maximizing the relations between imagination and formative practices mediated by the art of the clay.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2023-05-25
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.