• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2023.tde-21062023-110945
Document
Auteur
Nom complet
Talita Lima de Araujo
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2023
Directeur
Jury
Angelucci, Carla Biancha (Président)
Aguilar, Gina Maria Monge
Silva, Fabiana Carneiro da
Titre en portugais
Pode o ancestral ser contemporâneo?: pedagogias plurais em danças afrocentradas
Mots-clés en portugais
Contemporâneo
Educação e Dança Afrocentrada/Negro-centrada, Ancestralidade
Transmissão de saberes
Resumé en portugais
Esta dissertação é fruto de investigações às provocações colocadas a mim pela prática em danças negro-centradas e seus métodos de ensino, refletindo sobre como operam as concepções de dança, os saberes mobilizados em sua transmissão e as formas de manifestações das culturas afro-brasileiras, marcadas pela força de seu pensamento mítico-simbólico. Para tanto, questiona-se: como as culturas de matrizes africanas em diáspora no Brasil operam em relação às culturas hegemônicas? Através dos movimentos inerentes à própria dança, enquanto perspectivas estéticas? Enquanto mobilização política, mítica, simbólica e de cosmovisão por elas circunscritas? De cunho qualitativo, este estudo etnográfico e autoetnográfico tem sido realizado através de pesquisa de campo com observação participante nas propostas do Grupo de dança afro e capoeira angola Guerreiros de Senzala, por Mestre Pinguim, e do diálogo de minha prática como artista educadora e as questões colocadas pela própria prática e pelo Mestre Pinguim, em suas formas de transmissão de conhecimento; entrevistas semiestruturadas (com roteiro prévio) e conversas informais com artistas e/ou grupos; registro em diário de campo e fotografias (mediante autorização prévia). Os dados produzidos e analisados à luz de estudos multidisciplinares nos campos da Educação, Antropologia, Culturas Negras, Pedagogia da Dança e dos Estudos Decoloniais têm apresentado diálogo profundo com as concepções de ancestralidade e contemporaneidade. E como as propostas em dança mobilizam questões relativas aos modos de transmissão de conhecimentos, de oralidades, de signos corporais e gestuais, de construções estéticas, sociais e políticas, com foco nas questões relativas às corporeidades e às identidades, que compõem noções distintas de dança negro-centrada, como possibilidades de incorporar e reconstruir sentidos na contemporaneidade.
Titre en anglais
May the ancestor be contemporary? plural pedagogies in afrocentric dances
Mots-clés en anglais
Ancestry, Contemporary
Education and Afrocentric Dances/ Black-centered
Knowledge transmission
Resumé en anglais
This composition is a result of investigations from the challenges which were presented to me by the practice on black-centered dances and its teaching methods, wondering on how dances conceptions work, the knowledge mobilized for its transmission, and the way the Afro-Brazilian cultures manifest, cultures which are known for the strength of their mythic-symbolic thoughts. Therefore, we wonder: How do African roots cultures on diaspora in Brazil work regarding the hegemonic cultures? Through the movements that are inherent to dance itself, as an aesthetic perspective? As political, mythical, symbolical mobilization and from the cosmovision circumscribed by them? From qualitative nature, this autoethnographic and ethnographic study has been settled through field research with participant observation on the dance group afro e capoeira angola Guerreiros de Senzala s proposals, by master Pinguim, and from the dialog among my practice as an artist educator, the issues presented to me by the practice itself and Master Pinguim by the way he transmits his knowledge; semi structured interviews (with a previous settled script) and informal conversations with artists and/or groups; records from diaries and photographs (only through previous permission). The data produced and analyzed in the light of multidisciplinary studies on: education, anthropology, black culture, dance pedagogy and from decolonial studies fields, has presented a deep dialog with the conceptions of ancestry and contemporaneity and how the proposals in dance mobilize issues related to the form of the knowledge transmission, of oralities, of corporal and gestural signs, of aesthetical constructions, social and politics, with the focus on issues concerning the corporeities and the identities, that make up distinct notions of black-centered dance as a possibility to incorporate and rebuild senses in contemporaneity.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2023-06-26
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.