• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2021.tde-19102021-104539
Documento
Autor
Nombre completo
Janaina Klinko
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2021
Director
Tribunal
Carvalho, José Sergio Fonseca de (Presidente)
Almeida, Vanessa Sievers de
Dunker, Christian Ingo Lenz
Título en portugués
Desescolarização e abandono do mundo: um estudo sobre argumentos antiescola e seus pressupostos
Palabras clave en portugués
Desescolarização
Educação
Escola
Mundo comum
Pluralidade
Resumen en portugués
O debate acerca da educação domiciliar como modalidade de formação educacional alternativa tornou-se um assunto público no Brasil nos últimos anos. Dentre o diverso conjunto de propostas contido nessa modalidade, encontra-se a prática específica da desescolarização [unschooling], preconizando a total assunção da responsabilidade educativa pela família. Esta pesquisa tem como objetivo propor um exercício de compreensão a respeito dos argumentos e justificativas utilizados pelos unschoolers atualmente. Para isso, realiza uma análise detalhada de alguns pressupostos recolhidos no discurso de seus defensores, com base em depoimentos publicizados em dois documentários sobre o tema. E, simultaneamente, propõe uma articulação destes pressupostos com a obra de autores referenciados principalmente nos campos da filosofia, educação e psicanálise. A partir dessa discussão, o trabalho identifica uma supervalorização das aprendizagens em detrimento da experiência de transmissão. Além disso, reconhece uma priorização dos interesses privados e a busca pela associação entre aqueles julgados semelhantes. Frente aos pressupostos apresentados, esta dissertação assinala uma importante relação entre a desescolarização contemporânea e o abandono do mundo em sua dimensão temporal e, também, no que concerne à pluralidade humana. Questiona, ainda, se a desescolarização configura uma alternativa à lógica vigente como a proposta de Ivan Illich na década de 1970 ou se corresponde, mais fortemente, a uma tendência individualista própria de nossa época.
Título en inglés
Unschooling and the abandonment of the world: a study of anti-school arguments and their assumptions
Palabras clave en inglés
Common world
Education
Plurality
School
Unschooling
Resumen en inglés
The debate about homeschooling as an alternative modality of education has become a public issue in Brazil in recent years. Among the diverse set of proposals contained in this modality is the specific practice of unschooling, which advocates the total assumption of educational responsibility by the family. This research aims to propose a comprehension exercise about the arguments and justifications used by unschoolers today. For this, it carries out a detailed analysis of some assumptions collected in the discourse of its defenders, based on testimonials published in two documentaries. And, simultaneously, proposes an articulation of these assumptions with the work of authors mainly referenced in the fields of philosophy, education and psychoanalysis. Based on this discussion, the work identifies an overvaluation of learning in detriment of the transmission experience. Furthermore, it recognizes a prioritization of private interests and the search for association between those judged to be similar. In face of the assumptions presented, this dissertation points out an important relation between contemporary unschooling and the abandonment of the world in its temporal dimension and, also, in what concerns human plurality. It also questions whether unschooling configures an alternative to the current logic as proposed by Ivan Illich in the 1970s or if it corresponds more strongly to an individualist tendency typical of our time.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
JANAINA_KLINKO.pdf (1.06 Mbytes)
Fecha de Publicación
2021-10-19
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.