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Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2020.tde-18122019-112953
Documento
Autor
Nombre completo
Valdir Lamim Guedes Junior
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2019
Director
Tribunal
Jacobi, Pedro Roberto (Presidente)
Matuda, Fernanda Guinoza
Silva, Doris Accioly e
Silva, Rosana Louro Ferreira
Ursi, Suzana
Título en portugués
Comunidades virtuais na formação continuada de educadores ambientais
Palabras clave en portugués
Educação
Educação à distância
Educação ambiental
Formação de professores
Online
Resumen en portugués
A educação ambiental (EA) é constituída a partir de ações pedagógicas alinhadas com o conhecimento sobre o meio ambiente e de forma coletiva conforme uma abordagem socioconstrutivista, crítica e emancipatória da educação. A educação a distância (EaD) tem sido adotada para permitir processos educativos formais ou ações não-formais de formação continuada de educadores de diversas áreas, entre elas de EA. Esta Tese está focada em dois objetivos principais: 1) desenvolvimento e análise de experiências formais e não-formais de formação continuada em EA via EaD; e 2) análise de ferramentas usadas nos cursos estudados que favoreçam o diálogo entre os participantes, sendo este um aspecto essencial na EA. A metodologia adotada foi estudos de caso e a triangulação de métodos, envolvendo (auto)biografias, questionários (formulários on-line), análise de conteúdo e revisão bibliográfica. Foram analisadas cinco ações formais e não-formais de formação continuada de educadores ambientais on-line, sendo três cursos livres, um grupo de estudos em uma rede social e um curso de pós-graduação lato sensu. Estes cursos atendem a interesses distintos: os cursos mais curtos e o grupo de estudos são voltados para estudos introdutórios sobre EA, enquanto a especialização é voltada para um estudo de longa duração e aprofundamento teóricoprático em EA. A metodologia de ensino dos cursos envolveu: adoção de diferentes Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) para constituição das comunidades virtuais de aprendizagem; ações para promover a interação via debates (via fórum e postagens), webconferências e redação de (auto)biografias; adoção de materiais didáticos em formatos variados (texto, imagens e vídeo); e a proposição de atividades reflexivas e/ou práticas (como a confecção de biomapas). A tendência pedagógica adotada nestes cursos foi a socioconstrutivista, com aspectos da teoria de aprendizagem social, baseada no estímulo ao diálogo e à construção coletiva do conhecimento, exceto quando MOOC (massive open online course), de natureza conectivista. Com estes cursos, buscamos o desenvolvimento de processos educativos mais contextualizados, interativos e que permitam a reflexão por parte dos participantes, sobretudo dos professores, aspectos essenciais na formação de educadores ambientais.
Título en inglés
Virtual communities in the continuing education of environmental educators
Palabras clave en inglés
Distance education
Education
Environmental education
Online
Teacher education
Resumen en inglés
The environmental education (EE) is constituted from pedagogical actions aligned with the knowledge about the environment and in a collective way according to a socioconstructivist, critical and emancipatory approach to education. Distance education (DE) has been adopted to allow formal educational processes or non-formal actions of continued training of educators in various areas, including environmental education. This thesis is focused on two main objectives: 1) development and analysis of formal and non-formal experiences in continuing education in environmental education via DE; and 2) analysis of tools used in the studied courses that favor the dialogue between the participants, being this an essential aspect in EA. The methodology adopted was case studies and method triangulation, involving (auto)biographies, questionnaires (online forms), content analysis and literature review. Five formal and non-formal actions of continuous training of online environmental educators were analyzed, being three free courses, a study group in a social network and a postgraduate lato sensu course. These courses meet distinct interests: the shorter courses and the study group are geared towards introductory studies on EE, while the specialization is geared towards a longterm study and theoretical-practical deepening in EE. The teaching methodology of the courses involved: adoption of different Virtual Learning Environments (VLEs) for the constitution of virtual learning communities; actions to promote interaction via debates (via forums and posts), web conferences and writing of (auto)biographies; adoption of teaching materials in various formats (text, images and video); and the proposal of reflective and/or practical activities (such as the making of biomaps). The pedagogical trend adopted in these courses was socioconstructivist, with aspects of social learning theory, based on the stimulation of dialogue and collective construction of knowledge, except for the MOOC (massive open online course), of connectivist nature. With these courses, we seek the development of educational processes that are more contextualized, interactive and that allow for reflection on the part of the participants, especially the teachers, essential aspects in the formation of environmental educators.
 
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Fecha de Publicación
2020-01-31
 
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