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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2022.tde-18012023-124439
Documento
Autor
Nome completo
Alexandre Medeiros de Oliveira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2022
Orientador
Banca examinadora
Prado, Patricia Dias (Presidente)
Cunha, Sandra Mara da
Rengel, Lenira Peral
Saura, Soraia Chung
Vilela, Lilian Freitas
Título em português
Brincar, Imaginar, Criar: a iniciação artística com crianças e a poética na educação
Palavras-chave em português
Brincadeira e imaginário
Crianças e infâncias
Educação e artes
EMIA
Iniciação artística
Resumo em português
Esta tese de doutorado investiga a dimensão lúdica, poética, estética e imaginária em processos educativos de iniciação artística entre educadores/as artistas e crianças, na Escola Municipal de Iniciação Artística de São Paulo (EMIA), de 2018 a 2019. A fundamentação teórica ancora-se nos estudos sobre o brincar, na Educação das infâncias, nas Artes e na Filosofia, como a fenomenologia do imaginário e da percepção, na busca por ampliar os debates recentes em torno das práticas e compreensões no campo dos estudos sociais da infância a respeito das culturas infantis e das culturas da infância, ressaltando as questões provenientes da dimensão corpo-mundopercepção-imaginário. A partir de narrativas poéticas reflexivas consideram-se os processos educativos em Arte, nos quais há coparticipação entre crianças e adultos/ as educadores/as artistas na produção do conhecimento, com pesquisa qualitativa, de caráter etnográfico, observação participante e cartografia, com registros em cadernos de campo, mapas do imaginário e do brincar, fotográficos e gráficos das crianças, do pesquisador, dos/as educadores/as artistas colaboradores/as, que também inspiram a criação de ilustrações realizadas por um artista visual. As análises, a partir do método fenomenológico de base interpretativa, revelam que: a atividade educativa demanda constância em ser retomada por seus/suas autores/as e pela instituição, apontando para a importância em respaldar as crianças em seus modos de ser, seu protagonismo, sua participação ativa na cultura e nos processos criativos de sua iniciação artística. O agir educativo engendrado nesse contexto de iniciação às Artes é um acontecimento de mão dupla, pois há ação educativa promovida pelas crianças evidenciada pela ludicidade, por suas narrativas corporais estéticas e estésicas, sua plasticidade e polimorfismo em articular relações e acontecimentos. A emergência do imaginário, que pelo devaneio poético convoca o irreal a constituir o real pelo encantamento, abarca dimensões simbólicas que vinculam e enredam os afetos, produzindo culturas infantis que adentram as culturas adultas, convoca à defesa de novos arranjos e sentidos culturais percebidos nas expressividades infantis como ação educativa que se encontra com a dos/as educadores/as artistas, numa relação dialógica de ação efêmero-poética, abrindo às comunicabilidades, iniciações, coautorias de ambos/as, ao hibridismo nas Artes e às poiesis pessoais e coletivas.
Título em inglês
Playing, imagining, creating: artistic initiation for children and poetics in education
Palavras-chave em inglês
Artistic initiation
Children and childhood
Education and arts
EMIA
Play and imagination
Resumo em inglês
This work investigates the playful, poetic, aesthetic and imaginary dimension in educational processes of artistic initiation between educator artists and children, at the Escola Municipal de Iniciação Artística de São Paulo (EMIA), from 2018 to 2019. The theoretical foundation is based on studies on play, in childhood education, in Arts and Philosophy, such as: The phenomenology of the imagination and perception, in the search to broaden recent debates around practices and understandings in the field of social studies of childhood focusing on childrens cultures and childhood cultures, highlighting issues arising from the body-world-perception-imagination dimension. From reflective poetic narratives, this work investigates educational processes in Art, in which children and adult educator artists participate in the production of knowledge, with ethnographic profile qualitative research, participant observation and cartography,field notebook records, photographic and graphic maps of imagination and play (made by the children, the researcher, the educators and the collaborating artists), which also inspire the creation of illustrations made by a visual artist. The analyses, based on the interpretative phenomenological method, reveal that: the educational activity demands constancy in being repeated by its authors and by the institution, pointing to the importance of supporting children in their ways of being, their protagonism, their active participation in the culture and creative processes of their artistic initiation. The educational way of acting engendered in this context of initiation to the Arts is a two-way event, as there is an educational action promoted by children evidenced by the playful way, by their aesthetic and aisthesis body narratives, their plasticity and polymorphism in articulating relationships and events. The emergence of the imaginary, which through poetic reverie summons the unreal to constitute the real through enchantment, encompasses symbolic dimensions that link and entangle affections, producing childrens cultures that enter adult cultures, calls for the defense of new arrangements and cultural meanings perceived in children expressiveness as an educational action that meets with that of the artists/educators, in a dialogic relationship of ephemeral-poetic action, opening to communicabilities, initiations, co-authorship of both, to hybridism in the Arts and to personal and collective poiesis.
 
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Data de Publicação
2023-01-30
 
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