Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2022.tde-18012023-114127
Document
Auteur
Nom complet
Vinicius Kapicius Plessim
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2022
Directeur
Jury
Silva, Katiene Nogueira da (Président)
Gatti, Giseli Cristina do Vale
Lima, Ana Laura Godinho
Mello Neto, Ruy de Deus e
Silva, José Cláudio Sooma
Titre en portugais
As diferentes artes de produzir sentidos e comportamentos na Escola Municipal Expedicionário Aquino de Araújo: um estudo sobre as categorias do juízo professoral na instituição (1956-2020)
Mots-clés en portugais
Didática
Ensino
Fracasso escolar
História da educação
Juízo professoral
Resumé en portugais
A pesquisa tem como objetivo central analisar a produção das categorias do juízo professoral na Escola Municipal Aquino de Araújo, instituição localizada no município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, ou seja, como os docentes desta instituição transformaram as classificações sociais em classificações escolares por meio da prática de seu magistério. Inauguramos o nosso recorte temporal em 1956, pois este estabelecimento foi o pioneiro em ofertar o ensino secundário gratuito aos seus alunos e findamos nossa análise em 2020, período em que a escola sofreu os impactos da pandemia do coronavírus e modificou a sua estrutura de educação, que passou do ensino presencial para o remoto. Através do diálogo com a história da educação e da sociologia bourdieusiana buscamos entender a produção do fracasso na instituição, pois de um passado marcado pela excelência do seu sistema de ensino, o presente nos aponta para uma educação pública permeada pela evasão, índices elevados de repetência, a indisciplina e a desmotivação do trabalho pelo professor. Adotamos como hipótese norteadora da pesquisa de que o fracasso da escola, está associado ao fracasso na escola. Por meio do trabalho de campo, tornou-se possível realizar entrevistas com os professores que atuam ou se aposentaram de seu ofício na escola, o que possibilitou perceber as diferentes leituras realizadas pelo magistério da escola em relação a temáticas tão sensíveis em seu cotidiano: violência escolar, ensino e aprendizagem, avaliação, didática, currículo, o papel da família na escola e a reflexão de sua própria origem social. O estudo se justifica por trazer contribuições que permitam entender o mal-estar da educação e do trabalho docente, o sentido de buscar novos caminhos que permitam o enfrentamento da precarização de seu ofício. Ademais, não queremos neste espaço culpabilizar o servidor público pelo fracasso da escola pública, mas ainda entender as motivações que fadaram a este insucesso inerente no espaço escolar.
Titre en anglais
The different arts of producing meanings and behaviors at the Aquino de Araújo Expeditionary Municipal School: A study on the categories of professorial judgment at the institution (1956-2020)
Mots-clés en anglais
Didactic
History of education
Professorial judgment
School failure
Teaching
Resumé en anglais
The main objective of this research is to analyze the production of categories of teacher judgment at Escola Municipal Aquino de Araújo, an institution located in the municipality of Duque de Caxias, in Baixada Fluminense, that is, how the teachers of this institution transformed social classifications into school classifications by through the practice of his teaching. We inaugurated our period in 1956, as this establishment was the pioneer in offering free secondary education to its students and we ended our analysis in 2020, a period in which the school suffered the impacts of the coronavirus pandemic and changed its education structure, which went from face-to-face to remote teaching. Through dialogue with the history of education and Bourdieusian sociology, we seek to understand the production of failure in the institution, since from a past marked by the excellence of its teaching system, the present points us to a public education permeated by evasion, high repetition rates, indiscipline, and the teacher's lack of motivation to work. We adopted as the research's guiding hypothesis that school failure is associated with failure at school. Through fieldwork, it became possible to conduct interviews with teachers who work or have retired from their profession at the school, which made it possible to perceive the different readings carried out by the school's teaching staff in relation to themes that are so sensitive in their daily lives: violence school, teaching and learning, evaluation, didactics, curriculum, the role of the family in school and the reflection of its own social origin. The study is justified by bringing contributions that allow understanding the uneasiness of education and teaching work, the sense of seeking new ways that allow coping with the precariousness of their work. Furthermore, in this space we do not want to blame the public servant for the failure of the public school, but still understand the motivations that doomed to this failure inherent in the school space.
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Date de Publication
2023-01-26
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