• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2021.tde-18012022-163826
Documento
Autor
Nombre completo
Angelita Alves Gonçalves
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2021
Director
Tribunal
Almeida, Rogério de (Presidente)
Pillotto, Silvia Sell Duarte
Rubira, Fabiana de Pontes
Título en portugués
Teatrar: investigação poética sobre teatro popular e educação
Palabras clave en portugués
Teatro popular; Educação de sensibilidade; Itinerários de formação; Experiência estética
Resumen en portugués
Este trabalho almeja compartilhar fenomenologicamente itinerários (auto)formativos a partir das experiências de uma pesquisadora-atriz com o Coletivo Teatro Popular União e Olho Vivo (TUOV) no processo do espetáculo Bom Retiro Meu Amor Ópera Samba, obra teatral que homenageou os mais de cinquenta anos de história do grupo e o bairro do Bom Retiro, sede do coletivo desde a década de 1980. O estudo recorreu teoricamente às perspectivas da teoria da complexidade, de Edgar Morin, à sociologia do cotidiano de Michel Maffesoli, à fenomenologia de Merleau-Ponty, à educação de sensibilidade de Marcos Ferreira-Santos e Rogério de Almeida e à educação popular de Paulo Freire. Metodologicamente, recorreu-se à fenomenologia hermenêutica, com a descrição dos bastidores da realização da peça, em diálogo com as perspectivas teóricas elencadas, em busca dos sentidos possíveis dos itinerários (auto)formativos, por meio dos recursos da pesquisa-ação e do método autobiográfico. Os resultados apontam para as possibilidades de um teatrar como contribuição para a educação do sensível.
Título en inglés
Theater: poetical investigation about popular theater and education
Palabras clave en inglés
Popular theater; Sensitivity education; Training itineraries; Aesthetic experience
Resumen en inglés
This work aims to share phonomenogically (self)formative itineraries based on the experiences os a researcher - actress with "Coletivo Teatro Popular União" and "Olho Vivo" (TUOV) in the process of the show "Bom Retiro Meu Amor" Opera Samba, theatrical work that honored more than fifty years of history of the group and "Bom Retiro" neighborhood, the "Coletivo" headquarters since the 1980s. The study theoretically used the perspectives of Edgar Morin´s complexity theory, Michel Maffesoli´s sociology of everyday life, Merleau Ponty´s phenomenology, Marcos Ferreira de Almeida´s sensitivity education and Paulo Freire´s popular education. Methodologically, we resorted to hermeneutic phenomenology, with the description of the backstage from the performance of the play, in dialogue with the theoretical perspectives listed, in search of possible meanings of the (self) formative itineraries, through the resources of research - action and the autobiographical method. The results point to the possibilities of a "theater" as a contribution to the education of the sensitive.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2022-01-26
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.