• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2020.tde-15062021-121124
Documento
Autor
Nombre completo
Renata Cueto de Souza
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2020
Director
Tribunal
Pagotto-Euzebio, Marcos Sidnei (Presidente)
Marques, Luciana Fernandes
Pereira, Mônica Souza Neves
Título en portugués
Os conceitos de mindfulness e suas relações com a educação
Palabras clave en portugués
Concepções da educação
Mindfulness
Mindfulness e Budismo
Mindfulness na educação
Práticas contemplativas na educação
Resumen en portugués
Até pouco tempo associada a milenares tradições religiosas asiáticas e à busca espiritual, a prática de mindfulness, ou atenção plena, foi progressivamente transitando para ambientes seculares e, nos últimos 20 anos, despertou o interesse da comunidade científica, acarretando o aumento das pesquisas, implementações e críticas sobre o assunto. Mindfulness também passou a ser aplicada em contextos educativos, em todos os níveis de ensino, em um movimento concentrado na América do Norte e Reino Unido, que vem ganhando força no Brasil. Um dos problemas centrais detectados na literatura sobre mindfulness na educação é a enorme diversidade discursiva em torno deste tema, na qual figuram conceitos, modalidades de implementação e objetivos bem variados. Esta complexidade parece resultar das combinações de duas abordagens predominantes sobre mindfulness na educação: psicológicas e neurocientíficas, por um lado, e baseadas nas tradições budistas, de onde mindfulness procede, por outro. Nosso estudo partiu da hipótese de que a raiz deste problema reside nos conceitos formados acerca de mindfulness ao longo de sua história e teve por objetivo examinar o modo pelo qual distintos conceitos de mindfulness correspondem a concepções bastante diferentes, até mesmo opostas, sobre a educação e seus fins. Nossa verificação se utilizou da literatura dos Estudos da Religião, a partir da qual abordamos os fundamentos do Budismo, a recepção deste no Ocidente, o caminho conceitual percorrido por mindfulness e os problemas advindos de suas reformulações recentes, com o que contamos também com a literatura crítica sobre mindfulness contemporânea, que inclui outros campos acadêmicos. Confrontando nossos achados com a proposta de articulação dos conceitos de mindfulness e concepções da educação e seus fins elaborada pelo principal estudioso de mindfulness na educação dentro da Filosofia da Educação, pudemos constatar que a ausência de precisão conceitual sobre mindfulness quanto à sua categorização como uma práxis contemplativa compromete a construção de fundamentos teóricos para examinar esta questão adequadamente, assim como para determinar suas implicações. Concluímos pela necessidade de um maior engajamento entre os campos da Educação e dos Estudos da Religião para um melhor desenvolvimento teórico de mindfulness na educação.
Título en inglés
Concepts of mindfulness and their relations with education
Palabras clave en inglés
Concepts of education
Contemplative practices in education
Mindfulness
Mindfulness and Buddhism
Mindfulness in education
Resumen en inglés
Until not so long ago associated with Asian religious traditions that date back millennia and spiritual quest, the practice of mindfulness has progressively moved into secular settings and, in the last 20 years, has drawn the attention of the scientific community, leading to the increase in research, implementations and critique on the subject. Mindfulness has also started to be applied in educational settings, across all education levels, in a movement concentrated in North America and the United Kingdom, and growing increasingly strong in Brazil. One of the main issues in the publications on mindfulness in education is the enormous diversity in discourse, with a variety of concepts, modalities of implementation and goals. Such complexity seems to be the result of the combination of the two main frameworks for mindfulness in education: psychology and neurosciences, on the one hand, and Buddhist-tradition ones, from which mindfulness is originated, on the other. Our hypothesis was that the root of such problem stem from the concepts of mindfulness forged throughout its history. The aim of our study was to examine the way through which distinct concepts of mindfulness corresponded to different, even opposed, views on education and its aims. We verified such claims by consulting the scholarship of religious studies, based on which we addressed the foundations of Buddhism, its reception in the West, the conceptual path taken by mindfulness, and the issues derived from its recent reformulations. For such purpose, we also drew from the critical stream writings on contemporary mindfulness, which include other academic fields. By confronting our findings with a proposal of articulation between the concepts of mindfulness and those of education and its aims by the leading philosophy of education scholar on mindfulness in education, we could see that the absence of conceptual precision on mindfulness concerning its categorization as a contemplative praxis affected the elaboration of the theoretical underpinnings that enabled the adequate examination of such issue, as well as its implications. We concluded by suggesting the need for a deeper engagement between the fields of education and religious studies in order to foster a better theoretical development of mindfulness in education.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2021-06-17
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.