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Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2023.tde-14042023-141448
Document
Auteur
Nom complet
Thiago de Castro Leite
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2023
Directeur
Jury
Carvalho, José Sergio Fonseca de (Président)
Batista, Eduardo Pereira
Carvalho, Flávio Augusto Desgranges de
Pacheco, Deise Abreu
Pupo, Maria Lúcia de Souza Barros
Titre en portugais
Formação de espectadores: entre navegares, armadilhas e quebra-cabeças
Mots-clés en portugais
Espectador teatral
Formação de espectadores
Igualdade das inteligências
Mediação teatral
Teatro e acessibilidade
Temporalidade
Resumé en portugais
O tema da formação de espectadores tem ganhado cada vez mais evidência no campo da pedagogia do teatro. Para além da percepção de uma necessária atenção aos domínios da experiência do espectador em virtude de sua condição de co-criador do evento cênico por parte de coletivos teatrais e artistas independentes, diversas instituições culturais e educativas têm se esforçado no sentido de elaborar projetos e programas que se dediquem à tarefa de formar novos espectadores. Ocorre que, nem sempre, tais ações conseguem se prolongar no tempo, consolidando-se como uma política formativa contínua em grupos ou instituições. Ainda assim, cada ação que se dispõe a tal empreitada comporta em si um pressuposto comum: o de que é possível intensificar a experiência do espectador e, a partir da relação com uma criação teatral, redimensionar sua forma de se relacionar com a arte, bem como de perceber e agir no mundo. É, também, em função desse pressuposto que este trabalho se desenvolve. Ao longo de quatro movimentos narrativos, busca-se tratar de duas experiências distintas: no primeiro movimento, da observação de ações do Programa Formación de Espectadores, de Buenos Aires, Argentina, junto a jovens estudantes secundaristas da capital portenha. Nos movimentos subsequentes, de um projeto de estudos sobre o espectador, intitulado Ações para suspender o tempo, realizado pela Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí que se consolidou como uma ação de formação de espectadores, reunindo estudantes de ensino médio e pessoas com deficiência visual moradoras da cidade de Tatuí. A análise do primeiro caso busca elencar pontos importantes observados ao longo de uma visita ao Programa argentino, que serão iluminados enquanto pressupostos a serem desenvolvidos no decorrer da tese. Assim sendo, este primeiro movimento constitui-se como uma espécie de apresentação de hipóteses e compreensões preliminares tecidas acerca da experiência do espectador. É a partir dessas que os outros três movimentos narrativos se desenvolvem. Afinal, foi tendo como inspiração as observações e as reflexões acerca do Formación de Espectadores que o projeto Ações para suspender o tempo, realizado em Tatuí, teve início. Nos três movimentos que se dedicam a esse projeto, procura-se explicitar o percurso de estudos realizado, tanto no que diz respeito aos procedimentos de criação de cenas on-line, quanto às atividades de mediação teatral propostas junto aos espectadores participantes. Nesse sentido, tratar-se-á de temas como: temporalidade, igualdade das inteligências, mediação teatral e os impactos de uma experiência de espectador na constituição do sujeito que a ela se dedica.
Titre en anglais
Spectator training: between navigations, traps and puzzles
Mots-clés en anglais
Equality of intelligences
Spectator training
Temporality
Theater and accessibility
Theatrical mediation
Theatrical spectator
Resumé en anglais
The theme of spectator training has gained increasing evidence in the field of theatre pedagogy. Beyond the perception of a necessary attention to the domains of the spectators experience - due to his condition as co-creator of the scenic event - by theatrical collectives and independent artists, several cultural and educational institutions have dedicated themselves to the development of projects and training programs for new spectators. Although such actions are not always able to extend over time, consolidating themselves as a continuous training policy in groups or institutions, they often have a common assumption: it is possible to intensify the spectators experience and, from the relationship with a theatrical creation, it is possible to resize the way the spectator relates to art, perceives the world and acts in it. It is also from this assumption that this thesis is developed. Through four narrative movements, this research seeks to examine two distinct experiences: in the first movement, the observation of actions of the Programa Formación de Espectadores, in Buenos Aires, Argentina, with young high school students. In subsequent movements, a project of studies on the spectator, entitled Ações para suspender o tempo [Actions to suspend time], carried out by Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí - which was consolidated as a training action for spectators, bringing together high school students and visually impaired people from the city of Tatuí. The analysis of the first case seeks to indicate important points observed during a visit to the Argentine program, which will be illuminated as assumptions to be developed during the thesis. Thus, this first movement constitutes a presentation of hypotheses and preliminary understandings built on the spectators experience. From them, the other three narrative movements are developed. After all, it was inspired by the observations and reflections developed from Formación de Espectadores program that the project Ações para suspender o tempo [Actions to suspend time], implemented in Tatuí, began. In the three movements dedicated to this project, it is intended to explain the course of studies carried out, both with regard to the procedures of creation of online scenes, as well as the theatrical mediation activities proposed with the participating spectators. In this sense, themes such as temporality, equality of intelligences, theatrical mediation, and the impacts of a spectator experience on the constitution of the subject are examined in this study.
 
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Date de Libération
2025-04-13
Date de Publication
2023-04-18
 
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