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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2021.tde-13012022-100456
Documento
Autor
Nome completo
Barbara Muglia Rodrigues
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2021
Orientador
Banca examinadora
Saura, Soraia Chung (Presidente)
Almeida, Rogério de
Freire, Ida Mara
Ostetto, Luciana Esmeralda
Pereira, Theda Cabrera Gonçalves
Título em português
Aonde leva esta dança? Caminhos de formação em uma poética do corpo dançante
Palavras-chave em português
Corpo
Dança
Educação
Fenomenologia
Imaginação
Resumo em português
A dança sempre exerceu fascínio e mistério sobre as nossas existências pessoais e comunitárias. Ela esteve presente na vida humana como expressão, ato, comunicação e integração cósmico-social desde nossos tempos mais antigos. Os gestos dançantes falam diretamente à imaginação humana independente de qualquer discurso explicativo, sobretudo aqueles que acontecem como expressão mais livre possível. É possível experienciar e investigar as recorrentes dinâmicas e metamorfoses das imagens e gestos que emergem das percepções poéticoexistenciais do corpo dançante nos simultâneos movimentos de imaginação e realização. No contexto dos estudos do imaginário e sustentada por uma tradição antropo-filosófica, esta pesquisa é uma jornada interpretativa isto é, um arranjo narrativo da própria investigação que permeia experiências, teorias e procedimentos. O objetivo desta tese é investigar imagens, gestos e sentidos que recorrentemente emergem à consciência criadora da pessoa que, entre provocações e resistências, se abre à expressão dançante. Para isso, é realizada a descrição fenomenológica e a interpretação de recorrências simbólicas dos caminhos de (auto)formação do corpo dançante. As intervenções pedagógicoartísticas e a investigação ocorreram no núcleo de dança do Laboratório Experimental de Arte-Educação e Cultura Lab_Arte. As atividades deste laboratório são abertas à comunidade em geral, mas a maioria dos participantes são estudantes de diversos cursos de licenciatura da Universidade de São Paulo. Tomando o silêncio e a respiração como ponto de partida à criação, os caminhos pedagógicos são orientados principalmente pelo que emerge no encontro de pessoas que, entre desejo e hesitação, escolhem compartilhar umas com as outras esses caminhos pessoais de busca pela sua própria dança. Dialogando com os imaginários elementares (terra, água, ar e fogo) investigados por Gaston Bachelard, os resultados sugerem que o imaginário dançante transcende as classificações elementares. A imaginação material da experiência dançante multiplica, amontoa e aglutina os elementos na transformação de imagens e gestos. E a poesia viva nos corpos pode parcialmente tornar dizível o indizível, visível o invisível e palpável o impalpável. Assim, esta pesquisa afirma o mistério inerente às experiências dançantes, mas também desvela algumas faces desses segredos secretados sobre a pele.
Título em inglês
Where does this dance lead to? Formation paths in a poetic of the dancing body
Palavras-chave em inglês
Body
Dance
Education
Imagination
Phenomenology
Resumo em inglês
Dance has always exercised fascination and mystery over our personal and community existences. It has manifested in human life as expression, act, communication, and cosmic-social integration since our earliest times. Dancing gestures speak directly to the human imagination and do not depend on any explanation discourse, especially those gestures happening as the freest expression. It is possible to experience and investigate the recurrent dynamics and metamorphoses of the emerging images and gestures from the poeticexistential perceptions of the dancing body in the simultaneous movements of imagination and realization. In the context of imaginary studies, and supported by an anthropo-philosophical tradition, this research is an interpretative journey i.e., a narrative arrangement of the investigation itself that permeates experiences, theories, and procedures. The objective of this research is to investigate images, gestures and senses that emerge recurringly in the creative consciousness of the person who, between provocations and resistances, opens herself to the dancing expression. For this, the present research makes a phenomenological description and interprets the symbolic recurrences of paths of (self)formation experienced by the dancing body. The pedagogical-artistic interventions and research activities occurred in dance nucleus at the Experimental Laboratory of Art-Education and Culture Lab_Arte (Laboratório Experimental de Arte-Educação e Cultura). All activities in this laboratory are open to the broad community, but most participants are undergraduate students in education from different institutes of the University of São Paulo. Taking silence and breathing as a starting point for creation, the pedagogical paths are mainly guided by what emerges from the encounter between people who, among desire and hesitation, choose to share with each other these personal paths while searching for their own dance. Dialoguing with the elemental imaginaries (earth, water, air, and fire) investigated by Gaston Bachelard, the results suggest that the dancing imaginary transcends the elemental classifications. The material imagination of the dancing experience multiplies, piles, and agglutinates the elements in the transformation of images and gestures. And the living poetry in the bodies can partially turn the unspeakable into speakable, the invisible into visible, and the impalpable into palpable. Thus, this research affirms the inherent mystery in dancing experiences, but also unveils some faces of these secreted secrets on the skin.
 
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Data de Publicação
2022-01-14
 
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