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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2021.tde-09122021-101758
Documento
Autor
Nome completo
Daiana Priscila da Silva
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2021
Orientador
Banca examinadora
Ehrenberg, Mônica Caldas (Presidente)
Ferraz, Osvaldo Luiz
Rossi, Fernanda
Título em português
O lugar do corpo na escola: a corporalidade como saber sistematizado na Educação Física escolar
Palavras-chave em português
base nacional comum curricular
corpo
corporalidade
currículo
educação física
Resumo em português
No presente estudo, a partir da perspectiva que compreende a escola como espaço de experiências potentes e significativas e entendendo que essas experiências se dão pelo corpo, tornou-se necessário refletir sobre a corporalidade como saber sistematizado na educação formal, considerando sua relevância como campo de conhecimento. Partimos do pressuposto de que os currículos escolares, como instrumentos intencionais e políticos, expressam seus entendimentos sobre o corpo; e a Educação Física, como componente curricular, atenta-se à construção da corporalidade de forma intencional e sistematizada. Portanto, nosso objetivo pautouse por compreender e refletir sobre o lugar do corpo na escola, a partir do documento oficial Base Nacional Comum Curricular e do diálogo com professores e professoras do componente curricular Educação Física, identificando seus discursos, anúncios, reflexões e entendimentos sobre a construção da corporalidade na educação formal. Para tal, através de entrevistas semi estruturadas, a metodologia escolhida é do campo das pesquisas qualitativas, conhecida como Pesquisa Narrativa e se apoia em teorias críticas e pós-críticas como quadro teórico. Ao investigar os discursos que circulam na BNCC e as falas dos dez professores e professoras entrevistados, organizamos as análises em quatro blocos 1. Corpo; 2. Educação Física: o lugar do corpo na escola; 3. Base nacional Comum Curricular; e 4. Memórias e percebemos que os entendimentos sobre a corporalidade são múltiplos e plurais, que propiciam tanto a identificação de denúncias sobre o espaço destinado ao corpo na educação, mas que também nos apontam anúncios sobre possíveis ressignificações do lugar do corpo na escola. Esse trabalho espera contribuir para o diálogo de um tema tão latente na contemporaneidade: o corpo como lugar de subjetividade e representação dos sujeitos no/com o mundo.
Título em inglês
The bodys place in school: the corporality as a systematized knowledge in schools physical education
Palavras-chave em inglês
body
corporality
curriculum
national common core curriculum
physical education
Resumo em inglês
In the current research, from a perspective that understands school as a space of powerful and meaningful experiences that happen in the body, it became necessary to reflect about corporality as a systematized knowledge in formal education considering its relevance in the field of knowledge. We assume that the school curriculums, as intentional and political instruments, express its understandings about the body; and Physical Education, as a curricular component, focuses on building corporality intentionally and systematically. Thus, our goal was guided by understanding and reflecting about the bodys place at school from the official document National Common Core Curriculum and the dialogue with Physical Education teachers, identifying their speeches, announcements, reflections and understandings about the construction of corporality in formal education. For that, through semi structured interviews, the chosen methodology is from the field of qualitative research, known as Narrative Research, and leans on critical and post-critical theories as a theoretical board. When analyzing the speeches in National Common Core Curriculum and in the teachers interviews, we organized the analysis in four blocks 1. Body; 2. Physical Education; 3. National Common Core Curriculum; and 4. Memories and we realized that the understandings about corporality are multiple and plural and provide the identification of complaints about the space destined to the body in education, but also points us announcements about possible redefinitions of the bodys place at school. This research hopes to contribute to the dialogue of such a latent theme in contemporaneity: the body as a place of subjectivity and representation of the subjects in/with the world.
 
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Data de Publicação
2021-12-14
 
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