• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2023.tde-09102023-100310
Document
Auteur
Nom complet
Mariana Machado Rocha
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2023
Directeur
Jury
Costa, Ana Luiza Jesus da (Président)
Bontempi Junior, Bruno
Dávila, Walter Jerry
Pinheiro, Barbara Carine Soares
Silva, Alexandra Lima da
Titre en portugais
Uma luta científico-social desproporcional: colonialidade e branquitude na fundação da USP e ensino superior na Imprensa Negra Paulista (1924 1937)
Mots-clés en portugais
Branquitude
História da Universidade
Imprensa Negra
Raça
USP
Resumé en portugais
À luz dos estudos críticos da branquitude e de perspectivas críticas sobre a colonialidade, o presente trabalho interpreta a maneira como o racismo influenciou a concepção da Universidade de São Paulo (USP) e analisa as referências ao ensino superior presentes nas agendas políticas de seus fundadores e da Imprensa Negra Paulista entre os anos de 1924 e 1937. A pesquisa foi elaborada a partir de dois conjuntos de fontes, o primeiro constituído por textos e discursos dos fundadores da USP e o segundo composto pelos jornais O Clarim da Alvorada, Progresso e A Voz da Raça. Verificou-se que em ambos os grupos o ensino superior esteve conectado aos seus respectivos ideais de nação definidos a partir de posições radicalmente distintas a respeito dos sentidos de raça, do lugar dos negros na sociedade brasileira e do papel da ciência ou da cultura douta na sociedade. A relação de proximidade com o Estado possibilitou que um desses grupos configurasse suas perspectivas na forma de uma instituição. A fundação da USP concretizou, aprofundou e institucionalizou a diferença entre eles constituindo-se como parte importante do processo brasileiro de construção social da raça nos anos 1930.
Titre en anglais
A disproportionate scientific-social struggle: coloniality and whiteness in the founding of USP and higher education in the Imprensa Negra Paulista (1924 1937)
Mots-clés en anglais
Black Press
History of the University
Race
USP
Whiteness
Resumé en anglais
This study stems from critical whiteness studies and and critical perspectives on coloniality. It interprets how racism influenced the conception of the University of São Paulo (USP) and analyzes the references to higher education present in its founders and the Imprensa Negra Paulistas political agendas between 1924 and 1937. The research adopted two sets of sources. The first constituted by a group of the University of São Paulo founders texts and speeches and the second composed by the newspapers O Clarim da Alvorada, Progresso and A Voz da Raça. In both groups it was found that Higher Education was connected to their singular ideals of nation which were defined from radically different positions regarding perspectives on race, black peoples position in Brazilian society, and the role of science or scholarly culture in society. The close relationship with the State made it possible for one of these groups to configure its point of view into the creation of an educational institution. The foundation of USP materialized, deepened and institutionalized the difference between them. The new university became an important part of the Brazilian social construction of race in the 1930s.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2023-10-11
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.