• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2021.tde-31082021-111349
Documento
Autor
Nome completo
Jean Carlos Antunes Catapreta
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2021
Orientador
Banca examinadora
Arroio, Agnaldo (Presidente)
Aguiar, Germaine Elshout de
Cicuto, Camila Aparecida Tolentino
Marques, Rosebelly Nunes
Rezende, Daisy de Brito
Título em português
Influências na atuação do docente no ensino superior na área de Ciências, na licenciatura em educação do campo na região centro-norte do Piauí um estudo de caso
Palavras-chave em português
Educação
Educação do campo
Ensino de ciências
Estudo de caso
Formação de professores
Resumo em português
Educação para o Campo, uma realização antiga, mas com estudos recentes. A educação em si começou no campo, desde a antiguidade e aos poucos com o estabelecimento das cidades como locais da moradia de cada vez mais pessoas a educação se estabeleceu nelas de vez. No estado do Piauí, um dos mais pobres do Brasil, a população campesina ainda é muito grande, inclusive maior que a média nacional conforme demonstrado nas estatísticas apresentadas neste estudo. E esta população rural deve ter acesso à educação, mas como bem pensado na constituição do curso de licenciatura em educação do campo na Universidade Federal do Piauí UFPI, esta educação deveria se dar de maneira diferenciada, pensada de modo a atender às peculiaridades desta população do campo. Com o presente estudo pretendeu-se analisar os fatores que influenciam a atuação do docente para o ensino superior na área de Ciências da Natureza para a educação do campo no Piauí, na formação inicial de docentes para atuação na educação do campo, notadamente na área de atuação da UFPI Campus Teresina que é a região centro norte do Piauí. Dessa forma, focou-se na formação docente, no papel desempenhado pelos professores da Licenciatura em Educação no Campo da UFPI Campus Teresina. Os instrumentos utilizados para a produção de dados foram a pesquisa documental, os questionários e entrevistas com os professores. A principal linha teórica para a discussão e análise foram os trabalhos realizados na realidade campesina nos estudos principalmente de Mônica Molina (UNB), Roseli Caldart (UFRGS), Isabel Antunes e Miguel Arroyo (UFMG). Com a realização do estudo na UFPI, buscou-se entender como se deu a construção deste curso de licenciatura em educação do campo, quais as variáveis que influenciaram nesta construção e que agora influenciam no funcionamento do curso, levado a contento pelos docentes. Desde a maneira como os docentes foram selecionados, passando pela maneira como os discentes do curso ingressam no mesmo, considerando inclusive a trajetória destes docentes até a licenciatura específica no curso. As conclusões a que chegamos apoiadas na análise documental e estrutural, foram corroboradas pelos questionamentos respondidos pelos docentes, calçando assim a nossa tese quanto aos fatores (objetivo da educação do campo e para o campo, maneira de atuação e formação pregressa dos docentes) que norteiam o curso na UFPI, dentro da realidade da região centro norte do Piauí. Conclusões estas que nos levam a crer neste estudo de caso que realmente o modo como se dá o ensino no curso é intimamente relacionado com os diversos fatores que o influenciam, evidenciado que esses professores não são formados adequadamente para atuar no curso de campo, uma vez que são formados apenas para atuações em cidades.
Título em inglês
Influences on the performance of teachers in higher education in the area of science, in the degree in rural education in the central-northern region of Piauí - a case study
Palavras-chave em inglês
Case study
Education
Rural education
Science teaching
Teacher education
Resumo em inglês
Education for the Countryside, an old achievement, but with recent studies. Education itself began in the countryside, since antiquity and gradually with the establishment of cities as places where more and more people live, education has become established in them once and for all. In the state of Piauí, one of the poorest in Brazil, the peasant population is still very large, even greater than the national average as shown in the official statistics that we brought in this study. And this rural population must have access to education, but as well thought out in the constitution of the degree course in rural education at the Federal University of Piauí - UFPI, this education should take place in a different way, designed in order to meet the peculiarities of this population from Camp. This study aimed to analyze the factors that influence the performance of teachers for higher education in the area of Natural Sciences for rural education in Piauí, in the initial training of teachers to work in rural education, notably in the field of education. UFPI Campus Teresina, which is the central north region of Piauí. In this way, it focused on teacher training, the role played by teachers of the Degree in Education in the Field of UFPI - Campus Teresina. The instruments used for the production of data were documentary research, questionnaires and interviews with teachers. The main theoretical line for the discussion and analysis were the works carried out in the peasant reality in the studies mainly of Mônica Molina (UNB), Roseli Caldart (UFRGS), Isabel Antunes and Miguel Arroyo (UFMG). With the realization of the study at UFPI, it was sought to understand how the construction of this undergraduate course in rural education took place, which variables influenced this construction and which now influence the functioning of the course, carried out by the teachers. From the way the teachers were selected, through the way the students of the course enter it, including the trajectory of these teachers until the specific degree in the course. The conclusions we reached based on the documentary and structural analysis, were corroborated by the questions answered by the teachers, thus supporting our thesis regarding the factors (objective of education in the field and for the field, way of acting and previous training of teachers) that guide the course at UFPI, within the reality of the central north region of Piauí. Conclusions that lead us to believe in this case study that the way the teaching takes place in the course is closely related to the various factors that influence it, evidenced that these teachers are not properly trained to work in the field course, since they are trained only to work in cities.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2021-09-01
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.