• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2020.tde-30092020-163948
Documento
Autor
Nombre completo
Francisca de Lourdes dos Santos Leal e Silva
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2020
Director
Tribunal
Silva, Vivian Batista da (Presidente)
Alves, Caio Augusto Carvalho
Gallego, Rita de Cassia
Marques, Rosebelly Nunes
Souza, Elizeu Clementino de
Título en portugués
Narrativas do letrar de alfabetizadores de Teresina-Piauí: evocação dos saberes profissionais e fazer docente
Palabras clave en portugués
Alfabetização e letramento
Formação de professores
Narrativas
Prática docente
Saberes profissionais
Resumen en portugués
Este estudo tem como objeto de investigação os saberes profissionais mobilizados e construídos por professores alfabetizadores, através das trajetórias formativas e prática docente, cujo objetivo geral é investigar os saberes profissionais mobilizados e construídos através da escrita de narrativas de formação e prática docente, de professores alfabetizadores da rede municipal de Teresina Piauí. Define como objetivos específicos: identificar as itinerâncias vividas no início trajetória profissional; refletir sobre a leitura que os professores alfabetizadores fazem dos saberes específicos e pedagógicos, revelada através das narrativas de formação; e analisar como os saberes experienciais são mobilizados e construídos pelos professores alfabetizadores, através das narrativas do letrar da prática docente no redimensionamento do seu fazer pedagógico. A análise apresentada acerca dos saberes profissionais fundamenta-se em: Tardif (2014), Nóvoa (1992), Schön (1997, 2000), Gauthier et al (1998), Cunha (2004), Geraldi; Fiorentini; Pereira (1998), García (1992), Freire (1996), Souza (2006), Imbernón (2010), dentre outros. Como orientação metodológica, para o desenvolvimento da investigação, utiliza o método biográfico, a partir da pesquisa narrativa. A narrativa biográfica enquanto um procedimento de investigação-formação que possibilita reconstruir experiências, refletir sobre o processo formativo de professores e compreender a interface formação e ação docente. Para produção do corpus da pesquisa utiliza a escrita de narrativas do letrar, fundamentadas nas ideias de Josso (2002) e Souza (2006). Os interlocutores são 04 (quatro) professores efetivos da rede municipal de ensino de Teresina, que exercem a docência nos anos iniciais do ensino fundamental, desenvolvendo prática pedagógica fundamentada na perspectiva do letramento (TFOUNI, 1998; SOARES, 1998). A análise do corpus foi realizada com base na análise interpretativa-compreensiva, fundamentada nas ideias de Souza (2006), Jovchelovitch; Bauer (2002). Para análise interpretativa optou-se pela construção de unidades temáticas de análise como forma de viabilizar a interpretação e compreensão das narrativas. Aponta, entre outros aspectos, que a construção do ser professor alfabetizador configura-se como uma construção social decorrente de fatores relacionados à formação profissional, à ação docente e à dimensão pessoal, e que a prática dos alfabetizadores é permeada por dificuldades, mas é considerado, ao mesmo tempo, um momento propício para construção de saberes relacionado à prática docente.
Título en inglés
Narratives of literacy by literacy teachers from teresina - piauí: evocation of professional knowledger teaching
Palabras clave en inglés
Alphabetization and literacy
Narratives
Professional knowledge
Teacher training
Teaching practice
Resumen en inglés
This study has as investigation object the professional knowledge mobilized and built by literacy teachers through the formative trajectories and teaching practice whose general objective is to investigate the professional knowledge mobilized and built through the writing of narratives of training and teaching practice of literacy teachers from the municipal network of Teresina PI. It is defined as specific objectives: identify the itinerancies lived in the beginning of the professional trajectory; reflect on the reading that the literacy teachers make on specific and pedagogical knowledge revealed through the narratives of training; and analyze how the experiential knowledge is mobilized and constructed by the literacy teachers through the narratives of the teaching practices literacy in the redimensioning of their pedagogical work. The analysis presented about professional knowledge is based on: Tardif (2014), Nóvoa (1992), Schön (1997, 2000), Gauthier et al (1998), Cunha (2004), Geraldi; Fiorentini; Pereira (1998), García (1992) Freire (1996), Souza (2006), Imbernón (2010), among others. As methodological guidance for the investigation development, the biographical method was used from the narrative research. The biographical narrative as a procedure of research-training that enables to build experiences, reflect on the formative process of teachers and to understand the training interface and teaching action. For the production of the research corpus, he uses literary narrative vriting, based on the ideas of Josso (2002) and Souza (2006). The interlocutors are 04 (four) regular teachers from the municipal network of Teresina who teach on the early basic education developing pedagogical practice based on the literacy perspective (TFOUNI, 1998; SOARES, 1998). The corpus analysis was held based on the interpretative-comprehensive analysis based on the ideas of Souza (2006), Jovchelovitch; Bauer (2002). For the interpretative analysis it was opted for the construction of thematic units of analysis as a way to enable the interpretation and comprehension of narratives. It is pointed out that, among other aspects, the construction of being a literacy teacher is configured as a social construction due to factors related to professional training, teaching action and personal dimension and that the literacy teachers practice is permeated by difficulties, but it is considered, at the same time, a favorable time for the knowledge construction related to teaching practice.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2020-11-18
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.