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Disertación de Maestría
DOI
10.11606/D.48.2011.tde-30092011-105151
Documento
Autor
Nombre completo
Marisa Alves de Souza
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2011
Director
Tribunal
Gottschalk, Cristiane Maria Cornelia (Presidente)
Carvalho, José Sergio Fonseca de
Moreno, Arley Ramos
Título en portugués
As múltiplas significações do conceito de cidadania - exemplos do senso comum e da abordagem acadêmica sob a perspectiva de uma terapia filosófica de inspiração wittgensteiniana
Palabras clave en portugués
Cidadania
Cidadania clássica
Cidadania multicultural
Educação para a cidadania
Formação de conceito
Resumen en portugués
Esta dissertação apresenta uma pesquisa de mestrado baseada na busca de esclarecimentos acerca dos possíveis significados que os conceitos de cidadania e de cidadão podem manifestar. No desenvolvimento desta pesquisa, inspirada numa concepção de terapia filosófica de cunho wittgeinsteiniano, considerou-se que os sentidos atribuídos ao conceito de cidadania estariam vinculados a situações de uso deste conceito e que somente nestas situações de uso seus diferentes significados poderiam ser compreendidos. Assim, a pesquisa foi desenvolvida a partir da análise de discursos extraídos de dois ambientes diversos. O primeiro grupo de discursos foi extraído de um ambiente correlato ao senso-comum (discursos veiculados em sites da internet e coletados em dezembro de 2008). O segundo grupo de discursos foi coletado em periódicos acadêmicos da área pedagógica veiculados entre janeiro de 1997 e dezembro de 2007; os periódicos pesquisados foram: Cadernos Cedes (UNICAMP), Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas) e Educação e Pesquisa (USP). A partir das análises desses discursos, verificou-se as semelhanças e as diferenças que aproximavam ou distanciavam os significados atribuídos ao conceito de cidadania em cada um deles. A partir da reflexão proporcionada pela verificação dessas aproximações e distanciamentos, pelas amostras de discursos analisados, descobrimos que é possível significar o conceito de cidadania a partir de, pelo menos, duas perspectivas: uma perspectiva que foi chamada de cidadania clássica e outra perspectiva que foi chamada de cidadania multicultural. Assim, os discursos coletados como exemplos puderam ser classificados em três diferentes grupos: um grupo de discursos atrelados a uma concepção de cidadania clássica, outro grupo de discursos atrelados a uma concepção de cidadania multicultural e, por fim, um terceiro grupo de discursos classificados como híbridos pelo fato de que, de alguma maneira, transitavam ou procuravam lidar com os pressupostos ou reivindicações de ambos os tipos de cidadanias, com implicações para as propostas correlatas de uma educação para a cidadania.
Título en inglés
The multiple meanings of the concept of citizenship: examples from common sense and from academic approaches within a Wittgensteinian philosophical therapy.
Palabras clave en inglés
Citizenship
Citizenship education
Classic citizenship
Formation of concepts
Multicultural citizenship
Resumen en inglés
This M.A thesis presents research based on the search for enlightenment regarding the possible meanings that the concepts of citizenship and citizen may manifest. In the development of this research, inspired by a Wittgensteinian conception of philosophical therapy, it was assumed that the meanings attributed to the concept of citizenship would be bound to situations in which this concept is used, and that its different meanings could be understood only in these situations. Therefore, the research was developed based on the analysis of discourses extracted from two diverse environments. The first group of discourses was extracted from common sense-like sources (discourses published on web sites, collected in December, 2008). The second group of discourses was collected from pedagogical academic journals, published between January, 1997 and December, 2007. The journals were: Cadernos Cedes (UNICAMP), Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas), and Educação e Pesquisa (USP). The analyses of these discourses pointed at similarities and differences which brought together or kept away the meanings attributed to the concept of citizenship in each of them. Based on the aforementioned material, it is arguable that it is possible to signify the concept of citizenship from at least two perspectives, here named classic citizenship and multicultural citizenship. As a consequence, the discourses in the corpus could be classified into three different groups: the first connected to the concept of classic citizenship; the second to the multicultural one; and a third hybrid group. The third group was called hybrid because its discourses were in between assumptions and claims of the other two groups, or at least tried to address them, with implications for their proposals of citizenship education.
 
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Fecha de Publicación
2011-10-11
 
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