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Disertación de Maestría
DOI
10.11606/D.48.2010.tde-30082010-102931
Documento
Autor
Nombre completo
Erica Benvenuti
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2010
Director
Tribunal
Carvalho, José Sergio Fonseca de (Presidente)
Almeida, Vanessa Sievers de
Silva, Adriano Correia
Título en portugués
Educação e política em Hannah Arendt: um sentido político para a separação
Palabras clave en portugués
Filosofia da Educação
Hannah Arendt
Política
Responsabilidade
Resumen en portugués
Este trabalho apresenta uma reflexão sobre a relação entre a educação e a política a partir do pensamento de Hannah Arendt. Em seus escritos encontramos afirmações de separação radical entre a educação e a política, algo incomum nos discursos correntes de ambas as áreas. Apesar dessas afirmações, Arendt reflete sobre a crise da educação a partir de suas considerações sobre a política e a crise do mundo moderno, afirmando que a situação da educação é um problema político. Além disso, a autora considera a natalidade a essência da educação, conceito que também é central em sua compreensão sobre a política. Outro elemento que encontramos em seus escritos é o uso da expressão pré-política para referir-se à educação. Algumas perguntas, então, motivam as reflexões neste trabalho: o que significam, no pensamento da autora, as afirmações que distanciam tão fortemente a educação da política? Como a crise na educação pode ser tida como um problema político se estes são dois âmbitos separados? Como a natalidade conceito político em Arendt pode ser considerada por ela a essência da educação? Por que Arendt se refere a ela como sendo um âmbito prépolítico? Este trabalho, portanto, se traduz numa reflexão sobre a ideia de educação em Hannah Arendt realizada a partir do conjunto de seu pensamento político, sempre preservando a distinção estabelecida entre estes âmbitos. São apresentadas relações entre a educação e a política a partir da responsabilidade que ambas assumem pelo mundo (de maneira complementar e distinta), identificando também a condição de antecedência necessária da educação em relação à política na medida em que, ao apresentar o mundo, o conserva (para que este possa seguir sendo o palco e o centro da política). Por fim, apresentamos reflexões que revelam as razões de a crise na educação ser um problema político e que, portanto, envolve discussões de ordem política em função da abertura que a atual crise do mundo provoca.
Título en inglés
Education and Politic in Hannah Arendt: a political sense to separate
Palabras clave en inglés
Hannah Arendt
Philosophy of Education
Politics
Responsibility
Resumen en inglés
This work introduces a reflection about the relationship between education and politics coming from the teachings of Hannah Arendt. In her writings one finds statements about a radical separation of education and politics, something unusually found in the discourse of both fields. Despite these assertions, Arendt reflects about the crisis of education from her considerations about politics and the crisis of the modern world, claiming that the current educational situation is a political problem. In addition to this, the author considers natality to be the essence of education, a concept which is also central in her understanding of politics. Another element we find in her writings is the use of the expression pre-politics to refer to education. Some questions, then, motivate the inquiries in this work: what do the assertions which so strongly set politics and education apart mean in the authors thinking? How can the crisis in education to be considered a political problem if these are two separate areas? How can natality a political concept for Arendt be considered the essence of education? Why does Arendt refer to it as being a pre-political realm? This investigation, therefore, can be translated into an inquiry about the idea of education in Hannah Arendt realized from the conjunction of her political thought, preserving the distinction between these two fields. There are considerations about the relationship between education and politics from the responsibility both take for the world (in distinct and complementary ways), respecting the precedent condition of education in relation to politics, as the former introduces the world, conserving it ( so that it can be the stage and the center of politics). Lastly, there are reflections which present the reasons why the crisis of education is indeed a political problem and henceforth involves political discussions in function of the opening promoted by the current crisis of the world.
 
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ERICA_BENVENUTI.pdf (663.06 Kbytes)
Fecha de Publicación
2010-09-10
 
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