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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2021.tde-29112021-125539
Documento
Autor
Nome completo
Michel Aires de Souza Dias
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2021
Orientador
Banca examinadora
Silveira, Paulo Henrique Fernandes (Presidente)
Duarte, Rodrigo Antonio de Paiva
Loureiro, Isabel Maria Frederico Rodrigues
Matos, Olgaria Chain Feres
Musse, Ricardo
Título em português
Educação, formação cultural e emancipação em Theodor W. Adorno
Palavras-chave em português
Dialética
Educação
Emancipação
Experiência
Semiformação
Resumo em português
Em seus estudos sobre a educação, Theodor Adorno avaliou que a formação educacional em nossa época reproduz os valores, o imaginário e as condições sociais dominantes do sistema cultural. A escola no mundo capitalista tem como única finalidade adaptar os indivíduos às formas de domínio social existentes, desenvolvendo um conjunto de papéis sociais e de valores, cujo objetivo é a constituição de sujeitos adaptados à ordem social, econômica e política. A partir desse ponto de vista, o objetivo da presente pesquisa é investigar as reflexões de Adorno sobre a educação em suas possibilidades de emancipação. A hipótese que norteia este trabalho é a de que, na filosofia social de Adorno, a emancipação demanda uma educação política, que restaure a aptidão dos indivíduos à experiência, por meio do pensamento dialético. Ele compreendeu a aptidão à experiência como conscientização por meio de uma reflexão direta sobre o objeto, sem a mediação de modelos ou estereótipos já cristalizados no pensamento pela semiformação ou pelos vários mecanismos de dominação social. Com isso, a aptidão à experiência não se refere à capacidade formal de pensar ou ao desenvolvimento lógico formal, mas à capacidade de tomar consciência da realidade de modo pleno e significativo. Para corroborar nossa hipótese, procuramos pensar a educação não como algo isolado da sociedade, mas como parte integrante dasrelações sociais, econômicas, políticas e culturais. O que importa é pensá-la dialeticamente em sua interdependência e conexão mútua com os fenômenos sociais.
Título em inglês
Education, cultural formation and emancipation in Theodor W. Adorno
Palavras-chave em inglês
Dialectic
Education
Emancipation
Experience
Semi-formation
Resumo em inglês
In his studies on education, Theodor Adorno evaluated that the educational formation in our time reproduces the values, the imaginary, and the dominant social conditions of the cultural system. The school in the capitalist world has as the sole finality of adapting individuals to existing forms of social domain, developing a set of social roles and values, whose objective is the constitution of subjects adapted to the social, economic and political order. From that pointof view, the objective of the present research is to investigate Adorno's reflections on educationin your possibilities of emancipation. The hypothesis that guides this work is that, in Adorno's social philosophy, emancipation demands political education, that restores individuals' aptitude to experience, through dialectical thinking. He understood the aptitude for the experience as awareness through a direct reflection on the object, without mediation of models or stereotypesalready crystallized in thought by semi-formation or by the various mechanisms of social domination. With that, the aptitude for experience does not refer to the formal capacity to think or formal logical development, but the capacity to become conscious of reality in a full and meaning ful way. To corroborate our hypothesis, we look for to think of education not as something isolated from Society, but as an integral part ofsocial relations, economical, political and cultural. What matters is to think about it dialectically in its interdependence and mutual connection with social phenomena.
 
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Data de Publicação
2021-11-30
 
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