• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Master's Dissertation
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2020.tde-29092020-150002
Document
Author
Full name
Cintia Bonavina de Novaes
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 2020
Supervisor
Committee
Jardim, Fabiana Augusta Alves (President)
Ferreira, Mônica Dias Peregrino
Miagusko, Edson
Title in Portuguese
O direito à educação e seus labirintos: efeitos da massificação escolar desde as margens do Estado
Keywords in Portuguese
antropologia nas margens do estado
cotidiano escolar
direito a educação
experiências escolares
legibilidade/ ilegibilidade
Abstract in Portuguese
A presente pesquisa se orienta por uma perspectiva da antropologia do Estado sobre o cotidiano escolar, por meio da produção e efeitos da legibilidade (e ilegibilidade) do direito à educação, articulando o peso do território e as apostas familiares na busca pela boa escola, a partir do olhar e escuta das experiências escolares de crianças e adolescentes matriculados nas séries finais do Ensino Fundamental em duas escolas públicas uma da rede Municipal e outra da rede Estadual localizadas no distrito Freguesia do Ó/Brasilândia, na Zona Norte da cidade de São Paulo. Assim, a questão central é entender quais discursos ou mecanismos emolduram certo regime de legibilidade a respeito da escolarização, e de que modo orientam as estratégias familiares no interior do sistema público de ensino, a partir da mediação entre o acessível e os esforços possíveis na busca pela boa escola. Ainda, trata-se de jogar luz sobre práticas e valores por meio dos quais a escola lê seus alunos e os inscreve na estrutura de possibilidades de subjetivação e cidadania. Ou, para formular nos termos de Didier Fassin, qual moral de estado orienta a ação dos agentes escolares junto a um alunado heterogêneo, recortado conforme os próprios bairros de residência, isto é, entre o perigoso e o vulnerável? Utilizamos como referências os conceitos de experiências escolares (sociologia da experiência) de François Dubet e os estudos sobre legibilidade/ ilegibilidade das práticas estatais, de Veena Das e Deborah Poole, entendendo que nos oferecem subsídios analíticos para um estudo investigativo das cenas, relações, experiências e efeitos estatais que rondam a efetivação do direito à educação no cotidiano escolar.
Title in Spanish
El derecho a la educación y sus laberintos: efectos de la masificación escolar desde los márgenes del estado.
Keywords in Spanish
antropología em los márgenes estatales.
derecho a laeducación
experiencias escolares
la vida escolar
legibilidad / ilegibilidad
Abstract in Spanish
La presente investigación se guía por una lectura de la perspectiva antropológica del Estado sobre la vida cotidiana escolar, a través de la producción y los efectos de la legibilidad (e ilegibilidad) del derecho a la educación, articulando el peso del territorio y las apuestas familiares em la búsqueda de una buena escuela. La investigación se desarolla a partir de La observación y escucha de las experiencias escolares de niños y adolescentes matriculados em los grados finales de La escuela primaria en dos escuelas públicas, una de lared municipal y otra de lared estatal, ubicadasenel distrito de Freguesia do Ó / Brasilândia, em la zona norte de La ciudad de São Paulo. Por lo tanto, la pregunta central es comprender qué discursos o mecanismos em marca nun cierto régimen de legibilidad com respecto a la escolarización, y cómo guían las estrategias familiares dentro del sistema de educación pública, a partir de la mediación entre lo accesible y los posibles esfuerzos em la búsqueda para la buena escuela ¿O bajo qué prácticas y valores la escuela "lee" a sus alumnos y los inscribe em la estructura de posibilidades de subjetivación y ciudadanía? O, aún, para deciren términos de Didier Fassin, ¿cuál es la "moral del estado" que guia la acción de los agentes escolares com um alumno heterogéneo, dividido según sus propios barrios, es decir, entre los "peligrosos" y los "vulnerables" ? Utilizamos los conceptos de François Dubet sobre las experiencias escolares (sociología de La experiencia) y de legibilidad / ilegibilidade, de Veena Das e Deborah Poole, entendiendo que nos ofrecen a poyo analítico para une studio de investigación de las cenas, relaciones, experiencias y efectos estatales que rodean la realización del derecho a la educación en la vida escolar cotidiana.
 
WARNING - Viewing this document is conditioned on your acceptance of the following terms of use:
This document is only for private use for research and teaching activities. Reproduction for commercial use is forbidden. This rights cover the whole data about this document as well as its contents. Any uses or copies of this document in whole or in part must include the author's name.
Publishing Date
2020-11-19
 
WARNING: Learn what derived works are clicking here.
All rights of the thesis/dissertation are from the authors
CeTI-SC/STI
Digital Library of Theses and Dissertations of USP. Copyright © 2001-2024. All rights reserved.