• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2020.tde-29092020-150002
Documento
Autor
Nome completo
Cintia Bonavina de Novaes
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2020
Orientador
Banca examinadora
Jardim, Fabiana Augusta Alves (Presidente)
Ferreira, Mônica Dias Peregrino
Miagusko, Edson
Título em português
O direito à educação e seus labirintos: efeitos da massificação escolar desde as margens do Estado
Palavras-chave em português
antropologia nas margens do estado
cotidiano escolar
direito a educação
experiências escolares
legibilidade/ ilegibilidade
Resumo em português
A presente pesquisa se orienta por uma perspectiva da antropologia do Estado sobre o cotidiano escolar, por meio da produção e efeitos da legibilidade (e ilegibilidade) do direito à educação, articulando o peso do território e as apostas familiares na busca pela boa escola, a partir do olhar e escuta das experiências escolares de crianças e adolescentes matriculados nas séries finais do Ensino Fundamental em duas escolas públicas uma da rede Municipal e outra da rede Estadual localizadas no distrito Freguesia do Ó/Brasilândia, na Zona Norte da cidade de São Paulo. Assim, a questão central é entender quais discursos ou mecanismos emolduram certo regime de legibilidade a respeito da escolarização, e de que modo orientam as estratégias familiares no interior do sistema público de ensino, a partir da mediação entre o acessível e os esforços possíveis na busca pela boa escola. Ainda, trata-se de jogar luz sobre práticas e valores por meio dos quais a escola lê seus alunos e os inscreve na estrutura de possibilidades de subjetivação e cidadania. Ou, para formular nos termos de Didier Fassin, qual moral de estado orienta a ação dos agentes escolares junto a um alunado heterogêneo, recortado conforme os próprios bairros de residência, isto é, entre o perigoso e o vulnerável? Utilizamos como referências os conceitos de experiências escolares (sociologia da experiência) de François Dubet e os estudos sobre legibilidade/ ilegibilidade das práticas estatais, de Veena Das e Deborah Poole, entendendo que nos oferecem subsídios analíticos para um estudo investigativo das cenas, relações, experiências e efeitos estatais que rondam a efetivação do direito à educação no cotidiano escolar.
Título em espanhol
El derecho a la educación y sus laberintos: efectos de la masificación escolar desde los márgenes del estado.
Palavras-chave em espanhol
antropología em los márgenes estatales.
derecho a laeducación
experiencias escolares
la vida escolar
legibilidad / ilegibilidad
Resumo em espanhol
La presente investigación se guía por una lectura de la perspectiva antropológica del Estado sobre la vida cotidiana escolar, a través de la producción y los efectos de la legibilidad (e ilegibilidad) del derecho a la educación, articulando el peso del territorio y las apuestas familiares em la búsqueda de una buena escuela. La investigación se desarolla a partir de La observación y escucha de las experiencias escolares de niños y adolescentes matriculados em los grados finales de La escuela primaria en dos escuelas públicas, una de lared municipal y otra de lared estatal, ubicadasenel distrito de Freguesia do Ó / Brasilândia, em la zona norte de La ciudad de São Paulo. Por lo tanto, la pregunta central es comprender qué discursos o mecanismos em marca nun cierto régimen de legibilidad com respecto a la escolarización, y cómo guían las estrategias familiares dentro del sistema de educación pública, a partir de la mediación entre lo accesible y los posibles esfuerzos em la búsqueda para la buena escuela ¿O bajo qué prácticas y valores la escuela "lee" a sus alumnos y los inscribe em la estructura de posibilidades de subjetivación y ciudadanía? O, aún, para deciren términos de Didier Fassin, ¿cuál es la "moral del estado" que guia la acción de los agentes escolares com um alumno heterogéneo, dividido según sus propios barrios, es decir, entre los "peligrosos" y los "vulnerables" ? Utilizamos los conceptos de François Dubet sobre las experiencias escolares (sociología de La experiencia) y de legibilidad / ilegibilidade, de Veena Das e Deborah Poole, entendiendo que nos ofrecen a poyo analítico para une studio de investigación de las cenas, relaciones, experiencias y efectos estatales que rodean la realización del derecho a la educación en la vida escolar cotidiana.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2020-11-19
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.