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Doctoral Thesis
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2023.tde-29052023-104316
Document
Author
Full name
Barbara Milan Martins
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 2023
Supervisor
Committee
Marandino, Martha (President)
Bizerra, Alessandra Fernandes
Carvalho, Maria Cristina Monteiro Pereira de
Dominguez, Celi Rodrigues Chaves
Marques, Amanda Cristina Teagno Lopes
Title in Portuguese
Crianças pequenas nos Museus de Ciências: estudo das concepções de ações educativas elaboradas para o atendimento dos públicos de educação infantil
Keywords in Portuguese
Ação educativa
Concepção
Criança pequena
Educação em museus
Educação infantil
Museus de Ciência
Abstract in Portuguese
As crianças constituem um dos maiores públicos que visitam os museus de ciências atualmente como parte de grupos escolares ou familiares. Apesar disso, pouco sabemos sobre as ações educativas desenvolvidas pelos museus para o atendimento das crianças em contexto escolar de educação infantil. Assim, este trabalho tem como objetivo analisar as concepções que norteiam a elaboração de ações educativas nos museus de ciências para o atendimento das crianças pequenas em contexto de grupos de educação infantil, bem como identificar os desafios envolvidos. Fundamenta-se teoricamente na literatura dos campos de Educação, Museus e Infâncias. De natureza qualitativa, a primeira fase de coleta de dados consistiu em realizar um levantamento a fim de identificar quais os museus de ciências brasileiros oferecem ações educativas voltadas para crianças de 0 a 6 anos de forma geral, e em contexto de educação infantil. Nesse levantamento, foram contatados 297 museus de ciências brasileiros, dos quais 112 responderam ao questionário enviado. A partir desse levantamento, identificamos que existem museus que oferecem ações educativas elaboradas para o atendimento das crianças pequenas em contexto de educação infantil, e foram selecionadas 5 ações educativas para análise intensiva por meio de entrevistas, observação e análise documental. Foi realizada a descrição dessas ações educativas selecionadas e foram identificadas categorias que emergiram no processo de análise. A análise dos dados levantados mostra que: alguns museus têm buscado oferecer ações educativas voltadas especificamente para o atendimento; as 5 ações educativas estudadas foram desenvolvidas por educadoras que buscaram construir narrativas como estratégia de mediação, bem como incluir objetos relacionados ao acervo dessas instituições, e a criação de objetos e materiais educativos, com finalidade lúdica e didática, como meio de aproximar as crianças dos conteúdos e temas abordados pelas exposições de longa duração. Esses objetos utilizados durante a mediação com os grupos de educação infantil são objetos de uso cotidiano, objetos do acervo, bonecos, bem como objetos históricos. A análise dos dados também revelou a presença de aventais e caixas misteriosas como recursos utilizados pelas educadoras museais a fim de estimular o interesse e a curiosidade das crianças relacionadas às temáticas tratadas pelos museus estudados. O estudo também revelou que as educadoras museais têm entre seus objetivos e expectativas, oferecer uma experiência prazerosa como requisito para que voltem ao museu e se constituam como futuro público de museus. Além disso, criam ações educativas que possuem objetivos de aprendizagem definidos e que norteiam a ação educativa junto ao público de educação infantil. Em relação aos desafios apontados no atendimento ao público de educação infantil, podemos destacar: o tempo de duração da visita; a linguagem expositiva; a linguagem utilizada pelos educadores durante a mediação; e as exposições, que de forma geral, não consideraram o público infantil durante a sua concepção. A compreensão dos museus de ciências como espaços produtores de ações educativas para melhor atender as crianças pequenas em contexto de educação infantil revela aspectos importantes a serem considerados no atendimento desse público.
Title in English
Young children in Science Museums: A Study of Educational Actions Designed to Serve Early Childhood Education Audiences
Keywords in English
Conception
Early childhood education
Educational action
Museum education
Science Museums
Young children
Abstract in English
Children constitute one of the largest audiences that currently visit science museums as a part of school or family groups. Despite this, we know little about the educational actions developed by museums to cater to children in the context of early childhood education. Thus, this work aims to analyze the conceptions that guide the elaboration of educational actions in science museums for young children in early childhood education groups and to identify the challenges involved. The theoretical foundation is based on literature from the fields of Education, Museums and Childhood. This qualitative research initially involved data collection through a survey to identify Brazilian science museums that offer educational actions for children aged 0 to 6 years in general and within the context of early childhood education. Out of the 297 contacted Brazilian science museums, 112 responded to the survey questionnaire. Based on this survey, it was identified that there are museums that offer educational actions specifically designed for young children in early childhood education. Five educational actions were selected for intensive analysis through interviews, observations, and document analysis. The selected educational actions were described, and categories that emerged during the analysis process were identified. The analysis of the collected data shows that some museums are striving to provide educational actions specifically tailored for young children. The five studied educational actions were developed by educators who used storytelling as a mediation strategy and incorporated objects related to the museum's collection. They also created playful and didactic objects and educational materials to engage children with the content and themes addressed in long-term exhibitions. These objects used during mediation with early childhood education groups include everyday items, objects from the collection, dolls, and historical artifacts. Data analysis also revealed the presence of aprons and "mysterious" boxes as resources used by museum educators to stimulate children's interest and curiosity regarding the themes explored in the studied museums. The study also revealed that museum educators aim to offer a pleasurable experience as a requirement for children to return to the museum and become future museum visitors. Furthermore, they create educational actions with defined learning objectives that guide their implementation for the early childhood education audience. Regarding the challenges in engaging early childhood education audiences, highlighted factors include visit duration, exhibition language, language used by educators during mediation, and exhibitions that, in general, did not consider the needs of young children during their conception. Understanding science museums as spaces that produce educational actions to better serve young children in the context of early childhood education reveals important aspects to be considered in engaging this audience.
 
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BARBARA_MILAN_rev.pdf (3.55 Mbytes)
Publishing Date
2023-05-29
 
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