• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
10.11606/D.48.2019.tde-28112018-151033
Documento
Autor
Nombre completo
Camila Teresa da Silva
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2018
Director
Tribunal
Almeida, Rogério de (Presidente)
Rubira, Fabiana de Pontes
Willms, Elni Elisa
Título en portugués
Livros para a infância: uma leitura hermenêutica sobre imagens e narrativas
Palabras clave en portugués
Educação de sensibilidade
Fenomenologia
Hermenêutica simbólica
Imaginário
Livro ilustrado
Processo criativo
Resumen en portugués
Esta pesquisa buscou desenvolver, por meio de uma base teórica, a leitura de imagens e narrativas de livros ilustrados destinados à infância. A pesquisa, de ordem qualitativa e exploratória, utilizouse da hermenêutica simbólica para trazer à tona o universo do símbolo, como compreendido pelas teorias de Gilbert Durand, Joseph Campbell e Ernst Cassirer, com o intuito de resgatar o imaginário e o poder do símbolo que está por trás da criação da imagem. Também foram utilizadas a fenomenologia de Maurice Merleau-Ponty e o conceito de descrição densa de Gaston Bachelard para empreender a proposta de leitura dos livros selecionados. Assume-se, portanto, neste trabalho, a perspectiva da jornada interpretativa, desenvolvida por Marcos Ferreira-Santos, que propõe a leitura das imagens/ imagens-narrativa/ ilustrações, como leitura simbólica capaz de ir além do aspecto racional e objetivo, criando vias de acesso para a compreensão e assimilação da obra. Para tanto, foram estabelecidas relações simbólicas entre as imagens, as narrativas e os temas das três obras selecionadas, sob a perspectiva trágica de Rogério de Almeida, isto é, por conterem temas normalmente evitados na comunicação com a criança, e que, por isso, apresentam certa resistência a serem trabalhados no âmbito educacional. Procurou-se, a partir disso, pensar sobre possíveis leituras e novas dimensões que possam contribuir com as práticas educacionais, bem como sobre os itinerários autoformativos na educação.
Título en inglés
Books for childhood: a hermeneutic reading of images and narratives
Palabras clave en inglés
Creative process
Imaginary
Phenomenology
Picture book
Sensitivity education
Symbolic hermeneutics
Resumen en inglés
This paper aimed to develop, through a theoretical basis, a reading of images and narratives in illustrated books for childhood. The research, qualitative and exploratory, seeks the use of symbolic hermeneutics to bring to the light the universe of the symbol of Gilbert Durand, Joseph Campbell and Ernst Cassirer, with the intention of rescuing the power of the symbol that is behind the creation of the image. it is based on Maurice Merleu-Pontys phenomenology and on Gaston Bachelards concept of dense description for the readings. it assumes a perspective on the interpretive journey, developed by Professor Marcos Ferreira-Santos, who proposes the reading of the images / narrative / illustrations, starting from the thought that a symbolic reading can go beyond the rational and objective aspect, being able to create access routes for the understanding and assimilation of the piece of work. To do so, we will try to establish symbolic relations between images, narratives and themes, under the tragic perspective of Rogério de Almeida, that is, reading the pieces of works selected by the human thematic, which is, topics normally avoided in communication with children, and therefore, presenting some resistance to be worked in the educational environment. From this, it will attempt to contemplate possible readings and new dimensions to contribute to educational practices, as well as on their formative paths.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2019-01-02
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2022. Todos los derechos reservados.