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Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2020.tde-28092020-171241
Document
Auteur
Nom complet
Nicole Glock Maceno
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2020
Directeur
Jury
Santos, Marcelo Giordan (Président)
Amaral, Edenia Maria Ribeiro do
Duboc, Ana Paula Martinez
Massi, Luciana
Silva, Adjane da Costa Tourinho e
Titre en portugais
A avaliação em sequências didáticas no ensino de Ciências: contribuições para o planejamento, ação e reflexão docente
Mots-clés en portugais
Avaliação; Ensino de ciências; Planejamento; Sequência didática; Linguagem
Resumé en portugais
A tese investiga a avaliação da aprendizagem em planos de ensino, em interações discursivas no ensino de Ciências e em entrevistas, sendo elaborada sob a perspectiva sociocultural de Vigotski (2001), a análise sistêmico-funcional de Halliday (1961) e o modelo de Sinclair e Coulthard (1975). Duas sequências didáticas foram planejadas e aplicadas por duas professoras de Ciências de Joinville para abordar temas sociocientíficos em duas turmas de 2º e 3º ano do Ensino Médio. Para a análise dos documentos e das avaliações registradas nas interações ao longo das sequências didáticas, considerando a linguagem verbal e não-verbal, foram adotadas as seguintes categorias: concepções e propósitos da avaliação; movimentos e atos discursivos; abordagens comunicativas, tipos de discursos, ferramentas; semioses e materiais de apoio. Os multiníveis de análise, (I) Planejamento, (II) Desenvolvimento e (III) Avaliação, compuseram o quadro analítico orientado pelo Modelo Topológico de Ensino e uso do instrumento de avaliação de sequências didáticas e as categorias analíticas complementares e o software NVivo 12®. A análise multinível foi utilizada para caracterizar as concepções e os propósitos de avaliação das professoras e o uso de funções da linguagem, de semioses, ferramentas e abordagens comunicativas para ensinar problemas sociocientíficos. O estudo se concentra na reflexão sobre como a avaliação é organizada e desenvolvida em dinâmicas, tempos e espaços da sala de aula e se baseia em análises documentais, interacionais e performáticas das professoras de Ciências. Ao final do estudo, é proposto um quadro analítico para investigações que considerem o planejamento de ensino, os registros de episódios e entrevistas por meio de lembrança estimulada por vídeo para compreender os entendimentos e estruturas linguísticas das avaliações em situações de ensino de Ciências.
Titre en anglais
The evaluation in didatics sequences in Science teaching: contributions of design, action and teacher reflexion
Mots-clés en anglais
Evaluation; Science teaching; Planning; Didatic sequence; Language
Resumé en anglais
The thesis is about the production of evaluation´s learning in teaching plans, in discursive interactions in Science teaching and interviews, and is elaborated from the socio-cultural perspective of Vygotsky (2002), Halliday (1961) systemic-functional analysis and the model of Sinclair and Coulthard (1975). Two didactics sequences were designed and applied by two science teachers from Joinville to address social and scientific themes in two classes of the 2nd and 3rd year of High School. For the analysis of the documents and evaluations registered in the interactions along the didatic sequences, considering the verbal and nonverbal language, the following categories were adopted: evaluation conceptions and purposes; movements and discursive acts; communicatives approaches; tools; semioses and support materials. The multilevel analysis, (I) Planning, (II) Development and (III) Evaluation, composed the analytical framework guided by the Topological Model of Teaching and use of the didatic sequences evaluation instrument, the analytical categories and NVivo 12® software. The multilevel analysis was used to characterize the teachers' conceptions and purposes about the evaluation and the use of language´s functions, semioses, tools and communicative approaches to teaching socioscientific problems. The study focuses on thinking about how evaluation is organized and developed in classroom dynamics, times, and spaces and is based on documentary, interactional, and performance analyzes of science teachers. At the end of the study, an analytical framework is proposed for investigations that consider teaching planning, episode records, and video stimulated recall interviews to understand the understandings and linguistic structures of evaluations in Science teaching situations.
 
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Date de Publication
2020-11-05
 
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