• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2011.tde-28072011-155915
Documento
Autor
Nombre completo
Antonio Roberto Giraldes
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2011
Director
Tribunal
Rubio, Katia (Presidente)
Almeida, Rogério de
Leão, Lucia Isaltina Clemente
Título en portugués
Mestres e heróis: mitohermenêutica da formação da identidade de professores
Palabras clave en portugués
educação
herói
história oral
imaginário
mestre
Resumen en portugués
A crise que se abate hoje no magistério engendra-se tanto nos baixos salários e na precária infraestrutura educacional, como na carga identitária do próprio professor, que enfrenta grandes dificuldades em encontrar seu lugar não somente dentro da sala de aula, mas na própria sociedade. Uma das formas de reconstrução dessa identidade encontra-se no resgate de sua condição de professor, no reencontro de sua essência. O complexo mítico mestre/herói/aprendiz pode presentificar-se no trajeto de imagens desse professor, desde os processos primários arquetípicos até as idiossincrasias dos indivíduos, pois o fazer profissional, muitas vezes, exercita nossa memória intuitiva trazendo as origens de nossa profissão e de nossa ontologia. O objetivo deste trabalho foi estabelecer uma discussão sobre as formas pelas quais esse trajeto de imagens é incorporado no cotidiano do professor, uma vez que o resgate dessa memória é um grande passo para a reconstrução de uma identidade quase perdida. Para tanto, foram coletadas três histórias de vida de professores de cursinho pré-vestibular, já que as histórias de vida são um dos amálgamas produtivos para esse encontro com um passado distante. O que se observou nessas narrativas foi como, a partir da prática em sala de aula, esse saber profissional mítico é atualizado e revivido pelos professores durante as suas aulas, seus comentários, seus enfrentamentos diante dos problemas da profissão, enfim, a forma com que percebem a si mesmos e a sua identidade profissional.
Título en inglés
Masters and heroes: identity teacher´s training mitohermenêutica.
Palabras clave en inglés
education
heroes
imaginary
master
oral history
Resumen en inglés
The crisis in today's teaching is engendered in both low wages and poor educational infrastructure, as in the teacher's own identity charge, which is facing great difficulties in finding their place not only inside the classroom but in society itself. One way of reconstructing this identity lies in the rescue of their status as professor, in the reunion of their essence. The complex mythic master / hero / apprentice can be made present in the path of images of this teacher, since the primary processes archetypal to the idiosyncrasies of individuals, because the professional way often practices our memory bringing the origins of our profession and our ontology. The aim of this study was to establish a discussion on the ways in which this path is embedded in the daily images of the teacher, since the recovery of this memory is a big step for the reconstruction of an identity almost lost. To this end, we collected the life histories of three teachers from Preparatory Course, since the life stories are an amalgam of production for this encounter with a distant past. What was observed was how these narratives, from the practice in the classroom, this legendary professional knowledge is updated and revived by the teachers during their lessons, their comments, their confrontations on the problems of the profession, at least, the way perceive themselves and their professional identity.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
antonio_giraldes.pdf (841.24 Kbytes)
Fecha de Publicación
2011-08-22
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.