• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2001.tde-28032014-112702
Documento
Autor
Nome completo
Ubiratan Silva Alves
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2001
Orientador
Banca examinadora
Silva, Maria de Lourdes Ramos da (Presidente)
Mattos, Mauro Gomes de
Prouvot, Paulo de Aguiar
Título em português
Inteligências na educação: percepção dos alunos e relações com a escola
Palavras-chave em português
Competências
Criatividade
Eixos da educação escolar
Habilidades
Inteligência
Inteligência emocional
Inteligências múltiplas
Percepção
Talento
Resumo em português
Com base nas teorias apresentadas por Howard Gardner e Daniel Goleman relacionadas à inteligência humana, este estudo busca oferecer um subsídio prático, objetivo e operacional aos profissionais que têm contato com alunos do ensino médio, a fim de que possam, através da percepção que os alunos têm de si mesmos em atividades cotidianas, selecionar e conduzir os temas em suas aulas e atividades. Este subsídio é mais um agente facilitador de conhecimento das características individuais e de grupos, visando ao sucesso na aplicação dos temas e atividades propostas. Fundamentado nas teorias da Psicologia da Educação, este trabalho apresenta uma pesquisa realizada junto a um grupo de alunos do ensino médio de uma escola pública de São Paulo, no ano de 2000. O objetivo consistia em investigar as principais afinidades, tendências, competências e talentos mais desenvolvidos, relacionando esses resultados com as habilidades que porventura estivessem menos desenvolvidas e correlacionando-os com as características específicas que a escola em questão apresenta. Nessas relações, pôde-se constatar que determinados talentos deixam de ser priorizados pela escola e pelo próprio aluno devido à necessidade de direcionar seus estudos para os concursos vestibulares. Tais concursos, na maioria das vezes, exigem do aluno determinados conhecimentos para os quais nem sempre tem maior afinidade e satisfação em estar desenvolvendo. Os resultados apontam para um fortalecimento, aproveitamento e respeito às tendências e características individuais mais desenvolvidas em cada aluno, a fim de que este sinta prazer e motivação em estar atuando dentro dos vários campos de conhecimentos oferecidos pela escola. Com isso, o ensino se torna mais proveitoso e significativo para o aluno e para o professor.
Título em inglês
Intelligences in education: students' perception and relationships with the school
Palavras-chave em inglês
Axes of school education
Creativity
Emotional intelligence competencies
Intelligence
Multiple intelligences
Perception
Skills
Talent
Resumo em inglês
Based on the theories presented by Howard Gardner and related to human intelligence Daniel Goleman , this study seeks to provide a practical , objective and operational allowance to professionals who have contact with high school students in order that they may , through the perception that students have of themselves in everyday activities , select and conduct issues in their classes and activities . This grant is another agent facilitator of knowledge of individual and group characteristics , aimed at successful implementation of the proposed activities and themes . Based on theories of Psychology of Education , this paper presents a survey of a group of high school students of a public school in São Paulo , in 2000 . The objective was to investigate the main affinities , trends , skills and talents more developed , relating these results with the skills that were perhaps less developed and correlating them with the specific features that the school in question presents . In these relationships , it could be seen that certain talents are no longer prioritized by the school and by the student due to the need to direct their studies to the vestibular contests . Such procedures, in most cases, require the student to certain knowledge which has not always higher affinity and satisfaction in being developed . The results point to a strengthening recovery and respect for individual characteristics and trends in more developed each student in order to feel this pleasure and motivation to be acting within the various fields of knowledge offered by the school . Thus , education becomes more useful and meaningful to the student and the teacher .
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
UBIRATAN_SILVA_ALVES.pdf (606.62 Kbytes)
Data de Publicação
2014-04-01
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.