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Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2020.tde-27102020-111936
Documento
Autor
Nombre completo
Marina Salles Leite Lombardi
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2019
Director
Tribunal
Francisco, Maria de Fatima Simoes (Presidente)
Boto, Carlota Josefina Malta Cardozo dos Reis
Calça, Robson Pereira
Kawauche, Thomaz Massadi
Nascimento, Milton Meira do
Título en portugués
O caminho da liberdade no Emílio de Jean-Jacques Rousseau
Palabras clave en portugués
Educação
Filosofia
Formação
Homem
Jean-Jacques Rousseau
Liberdade
Resumen en portugués
O objetivo desta tese é demonstrar a investigação sobre as concepções filosófico-educacionais do filósofo Jean-Jacques Rousseau, apresentadas no Emílio ou Da Educação, tratado filosófico e educacional escrito no século XVIII. O ponto de partida encontra-se no Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens (1755). É nesse texto que o filósofo apresenta a liberdade qualidade essencialmente humana que, em conjunto com a perfectibilidade, diferencia o homem dos outros animais e possibilita que este se torne autor e protagonista de sua vida. Busca-se, nas análises, explicitar como a educação, proposta pelo filósofo, no Emílio, tem, nesse princípio fundamental da liberdade sua justificativa e seu desenvolvimento. Em outras palavras, pretende-se o entendimento das concepções filosófico-educacionais de Rousseau, apresentadas no Emílio, tendo em mente que a liberdade é a qualidade que o filósofo elege como fio condutor para pensar o desenvolvimento humano e, portanto, elaborar sua proposta educacional.
Título en inglés
The path of freedom in Jean-Jacques Rousseau's Emile
Palabras clave en inglés
Education
Formation
Freedom
Human
Jean-Jacques Rousseau
Philosophy
Resumen en inglés
The main objective of this thesis is to present an investigation regarding the philosopher Jean- Jacques Rousseau's philosophical-educational concepts, contained in Emile or On Education, a philosophical and educational treatise wrote in the 18th century. The starting point is the Discourse on the Origin and Basis of Inequality Among Men (1755). It is in that text that the philosopher presents freedom, a fundamentally human capacity that, combined with perfectibility, is what sets humans apart from other animals, enabling us to become the authors and protagonists of our lives. These analysis aim to clarify how the education proposed by the philosopher, in Emile, has in that particular fundamental assumption of freedom its justification and development. In other words, our intention is to understand Rousseau's philosophical-educational concepts, contained in Emile, bearing in mind that freedom is the capacity that the philosopher himself chooses as the guiding principle to think about human development and, therefore, to establish his educational proposal.
 
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Fecha de Publicación
2020-11-05
 
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