• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2021.tde-27072021-182532
Document
Auteur
Nom complet
Eduardo Pereira Batista
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2021
Directeur
Jury
Carvalho, José Sergio Fonseca de (Président)
Almeida, Vanessa Sievers de
López, Maximiliano Valerio
Nascimento, Fernando Luis do
Novaes, Adriana Carvalho
Titre en portugais
Entre a fragilidade da educação e a potência da escola: ensaios sobre a constituição de um alguém
Mots-clés en portugais
Educação
Escola
Ética
Mundo comum
Resumé en portugais
A partir da análise arendtiana da condição humana, pode-se afirmar que toda educação digna desse nome jamais se limita à mera aquisição de conhecimentos ou ao simples desenvolvimento de competências e habilidades. À luz de Hannah Arendt e Paul Ricoeur, buscamos iluminar o aspecto ético da educação e pensar essa atividade como um modo de relação com as obras e os monumentos do passado; um modo de relação que sabe como cuidar das coisas que possuímos em comum e julgamos dignas de permanecer no mundo. Nessa relação que o sujeito da educação estabelece consigo mesmo diante das obras e dos monumentos do passado é que um ser humano novo e em processo de vir a ser se constitui como um alguém. Buscamos ainda pensar sob quais condições a escola pode se tornar um lugar adequado para que um mundo de coisas interposto entre nós possa ser visto e lembrado pelas novas gerações, cuja tarefa é renovar nosso mundo comum.
Titre en anglais
Between fragility of education and potency of school: essays on constitution of someone
Mots-clés en anglais
Common world
Education
Ethics
School
Resumé en anglais
Based on arendtian analysis of the human condition, it might be assert that all education worthy of the name never bounds to mere knowledge aquisition or simple development of skills and competencies. In the light of Hannah Arendt and Paul Ricoeur, we seek to enlighten the ethical aspect of education and to think such activity as a mode of relationship with works and monuments from the past; a very suited mode whose know how to handle all that we have in common and we judge worthy of remaing in the world. By this relationship that a new human being and in process of becoming stablished with himself in face of works and monuments from the past, the subject of education constitutes as someone. Also we search to think under with conditions school can become a suitable place for the worldly things interposed between us may be seen and remembered for new generations, whose task is to renew a common world.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2021-07-27
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.