• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2021.tde-27072021-182532
Documento
Autor
Nome completo
Eduardo Pereira Batista
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2021
Orientador
Banca examinadora
Carvalho, José Sergio Fonseca de (Presidente)
Almeida, Vanessa Sievers de
López, Maximiliano Valerio
Nascimento, Fernando Luis do
Novaes, Adriana Carvalho
Título em português
Entre a fragilidade da educação e a potência da escola: ensaios sobre a constituição de um alguém
Palavras-chave em português
Educação
Escola
Ética
Mundo comum
Resumo em português
A partir da análise arendtiana da condição humana, pode-se afirmar que toda educação digna desse nome jamais se limita à mera aquisição de conhecimentos ou ao simples desenvolvimento de competências e habilidades. À luz de Hannah Arendt e Paul Ricoeur, buscamos iluminar o aspecto ético da educação e pensar essa atividade como um modo de relação com as obras e os monumentos do passado; um modo de relação que sabe como cuidar das coisas que possuímos em comum e julgamos dignas de permanecer no mundo. Nessa relação que o sujeito da educação estabelece consigo mesmo diante das obras e dos monumentos do passado é que um ser humano novo e em processo de vir a ser se constitui como um alguém. Buscamos ainda pensar sob quais condições a escola pode se tornar um lugar adequado para que um mundo de coisas interposto entre nós possa ser visto e lembrado pelas novas gerações, cuja tarefa é renovar nosso mundo comum.
Título em inglês
Between fragility of education and potency of school: essays on constitution of someone
Palavras-chave em inglês
Common world
Education
Ethics
School
Resumo em inglês
Based on arendtian analysis of the human condition, it might be assert that all education worthy of the name never bounds to mere knowledge aquisition or simple development of skills and competencies. In the light of Hannah Arendt and Paul Ricoeur, we seek to enlighten the ethical aspect of education and to think such activity as a mode of relationship with works and monuments from the past; a very suited mode whose know how to handle all that we have in common and we judge worthy of remaing in the world. By this relationship that a new human being and in process of becoming stablished with himself in face of works and monuments from the past, the subject of education constitutes as someone. Also we search to think under with conditions school can become a suitable place for the worldly things interposed between us may be seen and remembered for new generations, whose task is to renew a common world.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2021-07-27
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.