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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2021.tde-26112021-150003
Documento
Autor
Nome completo
Gabriela Bernardes Makishi Dias
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2021
Orientador
Banca examinadora
Moraes, Teresa Cristina Rebolho Rego de (Presidente)
Nery, Patrícia Gonçalves
Renesto, Ana Paula Carneiro
Silva, Gerson Heidrich da
Souza, Denise Trento Rebello de
Título em português
As expectativas das famílias de elite acerca do papel da escola: algumas aproximações
Palavras-chave em português
Educação das elites
Expectativas sobre a escola
Mercado escolar
Relação família-escola
Resumo em português
O presente trabalho teve por objetivo investigar como se dá a escolha de uma instituição de ensino e as expectativas acerca do papel da escola por parte de representantes de famílias da elite econômica que matriculam seus filhos e filhas em instituições privadas. O intuito foi o de compreender se há um descompasso entre as expectativas que as famílias depositam na escola e o que escola supõe que deve oferecer. Além de amplo estudo teórico, a pesquisa empírica teve como foco as opiniões expressas por pais pertencentes às elites econômicas da cidade de São Paulo, que buscaram uma determinada escola privada da zona sul para matricular seus filhos, entre os anos de 2013 e 2019. Por meio da análise das respostas dos pais a um questionário aplicado pela instituição procurada, pretendeu-se identificar como se dá a escolha da escola e quais eram as expectativas das famílias acerca do papel da mesma, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. A partir da análise do conjunto de respostas, este trabalho lançou uma série de outros recursos metodológicos para realizar a investigação: entrevistas com as coordenadoras, que ajudaram a interpretar e analisar os dados obtidos e sistematizados em forma de gráficos, observação de reuniões de apresentação da escola e, finalmente, entrevista com uma mãe que apresentou interesse em matricular as filhas na instituição. Os resultados obtidos permitem afirmar que as visões dos grupos estudados são significativamente divergentes e que tal descompasso pode implicar tensões na relação escola-família.
Título em inglês
The expectations of elite families about the role of school: some approaches
Palavras-chave em inglês
Education of the elites
Expectations about the school
Family-school relationship
School market
Resumo em inglês
This study aimed to investigate how the choice of an educational institution occurs and the expectations about the role of the school by representatives of families from the economic elite who enroll their sons and daughters in private institutions. The aim was to understand if there is a mismatch between the expectations that families have in school and what the school supposes it should offer. In addition to a broad theoretical study, the empirical research focused on the opinions expressed by parents belonging to the economic elites of the city of São Paulo, who sought a particular private school in the south zone to enroll their children, between 2013 and 2019. Through the analysis of the parents' responses to a questionnaire applied by the institution sought, it was intended to identify how the school was chosen and what were the families' expectations about its role, from Kindergarten to High School. From the analysis of the set of answers, this work launched a series of other methodological resources to carry out the investigation: interviews with the coordinators, who helped to interpret and analyze the data obtained and systematized in the form of graphics, observation of presentation meetings of the school and, finally, an interview with a mother who showed interest in enrolling her daughters in the institution. The results obtained allow us to state that the views of the studied groups are significantly divergent and that such a mismatch may imply tensions in the school-family relationship.
 
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Data de Publicação
2021-11-30
 
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