• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2021.tde-26112021-150003
Document
Auteur
Nom complet
Gabriela Bernardes Makishi Dias
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2021
Directeur
Jury
Moraes, Teresa Cristina Rebolho Rego de (Président)
Nery, Patrícia Gonçalves
Renesto, Ana Paula Carneiro
Silva, Gerson Heidrich da
Souza, Denise Trento Rebello de
Titre en portugais
As expectativas das famílias de elite acerca do papel da escola: algumas aproximações
Mots-clés en portugais
Educação das elites
Expectativas sobre a escola
Mercado escolar
Relação família-escola
Resumé en portugais
O presente trabalho teve por objetivo investigar como se dá a escolha de uma instituição de ensino e as expectativas acerca do papel da escola por parte de representantes de famílias da elite econômica que matriculam seus filhos e filhas em instituições privadas. O intuito foi o de compreender se há um descompasso entre as expectativas que as famílias depositam na escola e o que escola supõe que deve oferecer. Além de amplo estudo teórico, a pesquisa empírica teve como foco as opiniões expressas por pais pertencentes às elites econômicas da cidade de São Paulo, que buscaram uma determinada escola privada da zona sul para matricular seus filhos, entre os anos de 2013 e 2019. Por meio da análise das respostas dos pais a um questionário aplicado pela instituição procurada, pretendeu-se identificar como se dá a escolha da escola e quais eram as expectativas das famílias acerca do papel da mesma, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. A partir da análise do conjunto de respostas, este trabalho lançou uma série de outros recursos metodológicos para realizar a investigação: entrevistas com as coordenadoras, que ajudaram a interpretar e analisar os dados obtidos e sistematizados em forma de gráficos, observação de reuniões de apresentação da escola e, finalmente, entrevista com uma mãe que apresentou interesse em matricular as filhas na instituição. Os resultados obtidos permitem afirmar que as visões dos grupos estudados são significativamente divergentes e que tal descompasso pode implicar tensões na relação escola-família.
Titre en anglais
The expectations of elite families about the role of school: some approaches
Mots-clés en anglais
Education of the elites
Expectations about the school
Family-school relationship
School market
Resumé en anglais
This study aimed to investigate how the choice of an educational institution occurs and the expectations about the role of the school by representatives of families from the economic elite who enroll their sons and daughters in private institutions. The aim was to understand if there is a mismatch between the expectations that families have in school and what the school supposes it should offer. In addition to a broad theoretical study, the empirical research focused on the opinions expressed by parents belonging to the economic elites of the city of São Paulo, who sought a particular private school in the south zone to enroll their children, between 2013 and 2019. Through the analysis of the parents' responses to a questionnaire applied by the institution sought, it was intended to identify how the school was chosen and what were the families' expectations about its role, from Kindergarten to High School. From the analysis of the set of answers, this work launched a series of other methodological resources to carry out the investigation: interviews with the coordinators, who helped to interpret and analyze the data obtained and systematized in the form of graphics, observation of presentation meetings of the school and, finally, an interview with a mother who showed interest in enrolling her daughters in the institution. The results obtained allow us to state that the views of the studied groups are significantly divergent and that such a mismatch may imply tensions in the school-family relationship.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2021-11-30
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.