• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2012.tde-26112012-111712
Documento
Autor
Nombre completo
Elis Regina Feitosa do Vale
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2012
Director
Tribunal
Santos, Marcos Ferreira dos (Presidente)
Dias, Romualdo
Oliveira, Kiusam Regina de
Título en portugués
Capoeranças em verso e prosa: imagens da força matrial afro-ameríndia em literaturas da capoeira angola
Palabras clave en portugués
Afro-ameríndia
Capoeira
Educação
Matrial
Resumen en portugués
Esta pesquisa de mestrado se dedica a dialogar com conhecimentos ancestrais da Capoeira Angola, a fim de tramar suas contribuições para o campo da educação escolar. E assim, contribuir ao processo de implementação das leis 10.693/03 e 11.645/08, especialmente ao que se referem aos recursos didáticos que compreendam saberes de matrizes africana, indígena e afro-brasileira. Trata-se dum estudo de algumas imagens literárias da Mãe-Capoeira em verso e prosa, orais e escritas, e em desenho. Utilizando-se de uma linguagem espiral que mescla o vigor da tradição e o rigor da dissertação acadêmica, os materiais da pesquisa entraram em diálogo com a perspectiva mitohermenêutica de uma educação de sensibilidade; com produções orais e escritas sobre as singularidades das cosmovisões africana, ameríndia e afro-brasileira; e com algumas produções, orais e escritas, do feminismo negro. Neste diálogo, flertamos com imagens dos modos matriais afro-ameríndios de fazer-saber e en-sinar num jogo tenso com os modos patriarcais branco-ocidentais da escolarização. Nesse sentido, flertamos com imagens literárias da Mãe-Capoeira e da família-capoeira. E então, com imagens das partilhas iniciáticas e das ligas vitais Capoeira-mestre-discípula/o e pessoa-família extensa. Isto porque desejamos favorecer no prosseguimento da construção de uma noção afro-ameríndia de pessoa-comunal, de conhecimento como força vital, de força-alma-palavra e de educação circular. De modo a tramarmos reinvenções antirracistas, antimachistas e não adultocêntricas nas formas e matérias das práticas escolares e acadêmicas de educação.
Título en inglés
Capoeranças at verse and prose: imagery of force matrial afro-ameridian in literature of capoeira angola
Palabras clave en inglés
Afro-ameridian
Capoeira
Education
Matrial
Resumen en inglés
This master study is dedicated to dialogue with the ancestral knowledge of Capoeira Angola, in order to plot their contributions to education field. And thus, contribute to the implementation process of law 10.693/03 and 11.645/08, especially as it relates to teaching resources comprising knowledge african, ameríndians and afro-brazilian matrices. It's a study of some literary images of Mãe Capoeira in verse and prose, written and oral, and drawing. Using a language that combines the spiral vigour of tradition and rigor of academic dissertation, research materials went into dialogue with the mitohermenêutica perspective of an sensitivity education, with oral and written productions about the african, amerindian and afro-brazilian worldviews singularities; and with some black feminism productions, written and oral. In this dialogue, flirt with afro-amerindian matrials images ways of making-knowledge and lead-up-to-lot in a tense game with the white-western patriarchal modes of schooling. In this sense, we flirt with literary images of the Mãe-Capoeira and family-capoeira. And then, with images of initiation shares and vital alloys Capoeira-master-disciple and person-family-extended. This is because we want to encourage the continuation construction of an afro-amerindian-communal-person notion, knowledge as a vital force, word-soul-force and circular education. In order to ploting anti-racist, antimachists and not adultcentrics reinventions in the forms and materials of school practices and academic education.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
corpo.pdf (32.47 Mbytes)
pre.pdf (711.04 Kbytes)
Fecha de Publicación
2012-12-03
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.