• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2021.tde-25062021-122907
Documento
Autor
Nome completo
Luiziane Helena do Nascimento
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2021
Orientador
Banca examinadora
Catani, Afranio Mendes (Presidente)
Almeida, Wilson Mesquita de
Camargo, Rubens Barbosa de
Oliveira, João Ferreira de
Santos, Maria Rosimary Soares dos
Título em português
As estratégias e alianças da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) na definição das políticas públicas para a educação superior brasileiras de 1982 a 2016
Palavras-chave em português
Educação superior brasileira
Ensino superior privado
Política educacional
Resumo em português
A educação superior brasileira tem vivenciado uma grande expansão, devido às mudanças socioeconômicas ocorridas no país e à forte atuação de algumas associações do setor privado. A ABMES (Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior), uma destas instituições, é a pioneira na defesa dos interesses da iniciativa privada no ensino superior. Criada por 26 mantenedoras, em agosto de 1982, vem, desde então, estruturando o ensino superior particular para que este ganhe identidade, legitimidade e força política. Essa investigação teve como objetivos analisar as articulações da ABMES e o impacto de sua intervenção nas políticas para a educação superior no período de 1982 a 2016; pesquisar as estratégias e alianças feitas por essa Associação; estabelecer um paralelo entre vitórias e derrotas do setor privado na definição das políticas públicas para a educação superior. A perspectiva epistemológica foi o materialismo histórico dialético, tendo como base formulações gramscianas, que nos permitiu compreender a sociedade como uma construção humana em processo, definida pelas relações sociais presentes no tempo e no espaço social. O corpus documental da pesquisa foi constituído pelos registros elaborados pela ABMES no período citado. Para investigá-lo, foram utilizadas três categorias de análise: papel do Estado na educação, educação e formação humana e configuração da educação superior. Elas nos permitiram compreender as formulações, estratégias e alianças realizadas ao longo da existência da ABMES nas suas três fases, que foram de constituição, ampliação e consolidação. Apreendemos que, para a entidade, o Estado não deve interferir no mercado de ensino, regulando-o minimamente. A educação deve conferir uma formação humana focada nas demandas do mercado de trabalho. O ensino superior deve se configurar pela diversificação dos tipos institucionais, favorecendo o atendimento das demandas do mercado de trabalho e dos alunos. Podemos concluir que a ABMES conseguiu dar organicidade à fração de classe da burguesia de serviços do ensino superior brasileiro e se tornar seu intelectual orgânico coletivo.
Título em inglês
The strategies and alliances of the Brazilian Association of Higher Education Maintainers (ABMES) in the definition of public policies for Brazilian higher education from 1982 to 2016
Palavras-chave em inglês
Educational politics
Higher education
Higher education entrepreneurship
Resumo em inglês
Brazilian higher education has experienced a great expansion due to the socioeconomic changes occurred in the country and the high performance of some private sector associations. ABMES (Brazilian Association of Higher Education Maintainers), one of those institutions, is the pioneer in defending the interests of private initiative in higher education. Created by 26 maintainers in August 1982, it has since structured private higher education for it to gain identity, legitimacy and political strength. This research aimed to analyze the articulations of ABMES and the impact of its intervention on policies for higher education in the period 1982 to 2016; research the strategies and alliances made by this Association; parallel between victories and defeats of the private sector in the definition of public policies for higher education. The epistemological perspective was dialectical historical materialism, based on gramscian formulations, which allowed the understanding of the society as a human creation on a continuous progress, defined by the social relations present in time and in the social space. The source of the research consisted of the records elaborated by ABMES in the period mentioned. Three categories of analysis were used to investigate it: "The role of the State in education", "The education and human formation" and "The configuration of higher education". This division enable the understanding of formulations, strategies and alliances carried out throughout the existence of ABMES in its three phases, which were constituted, expanded and consolidated. The conclusion is that under ABMES point of view, the State should not interfere with the education market, regulating it minimally. Education should confer human formation focused on the demands of the labor market. Higher education should be configured by the diversification of institutional types, favoring the fulfillment of the demands of the labor market and students. Its possible to conclude that ABMES was able to give organicity to a fraction of the bourgeoisie society class of the Brazilian higher education services and become its collective organic intellectual.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2021-06-28
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.