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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2021.tde-25062021-115900
Documento
Autor
Nome completo
Luiz Ramires Neto
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2021
Orientador
Banca examinadora
Mello Neto, Ruy de Deus e (Presidente)
Oliveira, Mariana Lins de
Paiva, Fabio da Silva
Silva, Deise Rosalio
Silva, Katiene Nogueira da
Título em português
Capital cultural, habitus e campo educacional: trajetórias escolares de estudantes de pedagogia em educação a distância (EAD)
Palavras-chave em português
Habitus e formação docente
Capital cultural
Educação a distância (EAD)
Pedagogia
Trajetórias escolares
Resumo em português
Sob o prisma da discussão dos limites e possibilidades da formação superior a distância, a presente pesquisa teve por objetivo analisar as trajetórias de escolarização de estudantes de Pedagogia em Educação a Distância de Pedagogia em um curso da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) , mapeando as potenciais diferenças que impactam diretamente (1) o caminho entre o ensino básico e o ensino superior; (2) a percepção do campo educacional como discentes e como futuros profissionais do mesmo; e (3) a relação dos sujeitos deste estudo com a experiência universitária e a vida profissional que já têm ou almejam. Para tanto, se discute o papel do contexto familiar das e dos jovens entrevistados e a operacionalização de capitais específicos, tanto os herdados da família quanto os adquiridos na universidade, no caminho entre a infância e o mundo do trabalho. Como referencial conceitual, recorreu-se à teoria praxiológica de Pierre Bourdieu, com destaque para a noção de capital cultural, em diálogo com outros autores nacionais (Setton, Catani, Nogueira, Brandão, Almeida) e estrangeiros (Lahire, Wacquant, Dubet. Com este intuito, discutir-se-á o papel da trajetória familiar dos jovens entrevistados e a operacionalização de capitais específicos (tanto os prévios quanto os adquiridos durante o ensino superior) no caminho entre a infância e o mundo do trabalho. O ponto de partida foi traçar um breve panorama da educação superior, da licenciatura em Pedagogia e do estado atual da educação a distância. A coleta de material empírico envolveu o levantamento de dados junto ao INEP (Censo da Educação Superior 2017), contatos iniciais com gestores da universidade em questão, observação de inspiração etnográfica do Ambiente Virtual de Aprendizagem de uma das disciplinas do 3o ano do curso, um questionário enviado por e-mail aos alunos e alunas matriculados nesta disciplina naquele momento e entrevistas abertas e semiestruturadas com cinco destes estudantes de Pedagogia, sendo três do sexo feminino e dois do sexo masculino, com idades entre 28 e 43 anos, de diversas localidades do Estado de São Paulo. A análise constatou que a EAD pode ser, de fato, uma política pública capaz de ampliar a democratização da educação no Brasil e, que, ademais, sob determinadas condições, é capaz de transmitir capital cultural a ser apropriado de maneira eficiente e eficaz por estudantes desta modalidade a distância, conduzindo a posições profissionais às quais não chegariam por outras vias. Questões referentes à contemporaneidade como o uso intensivo da tecnologia e seus efeitos individuais e sociais também foram levantadas.
Título em inglês
Cultural capital, habitus and the educational field: school trajectories of pedagogy students in distance education (DE)
Palavras-chave em inglês
Habitus and teacher education
Cultural capital
Distance education (ED)
Pedagogy
School trajectories
Resumo em inglês
In order to discuss the limits and possibilities of higher distance education, this study had the objective of analyzing the school trajectories of Pedagogy students in Distance Education in the course given by the Federal University of São Carlos (UFSCAR), by mapping the potential differences that directly impact (1) the path from basic education to higher education; (2) the perception of the educational field as students and as future professionals of that field; and (3) the relation of the interviewees with their experience at the university and professional life that they either have or intend to have. For such, the role of the family context of the students is discussed as well as the operationalization of specific capitals, both the inherited from the family and those acquired at the university in their path between childhood and the world of labor. As conceptual reference, Pierre Bourdieu s praxiological theory was utilized, highlighting the notion of cultural capital, in dialogue with other national authors (Setton, Catani, Nogueira, Brandão, Almeida) and foreign thinkers (Lahire, Wacquant, Dubet). The starting point was to draw a brief overview of higher education in Brazil, of degree in Pedagogy, and of the current situation of distance education. Collecting empirical materials involved a search among data provided by INEP (2017 Higher Education Census), initial contact with the mentioned university managers, ethnographic observation in the Virtual Learning Environment for a discipline from the 3rd year of the course, a questionnaire emailed to the students enrolled in that discipline at the time and open semi-structured interviews with five of those students of Pedagogy, three females and two males, aged between 28 and 43 years old, from different cities in the state of Sao Paulo. Analysis has found that DE may in fact be a public policy capable of expanding the democratization of education in Brazil and, additionally, that under certain conditions, it is capable of transmitting cultural capital cultural to be efficiently and effectively appropriated by students in this type of learning, leading them to professional positions they would not reach otherwise. Issues regarding the present-day intensive use of technology and its individual and social effects have also been raised.
 
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LUIZ_RAMIRES_NETO.pdf (1.26 Mbytes)
Data de Publicação
2021-06-28
 
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