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Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2019.tde-23122020-133622
Document
Auteur
Nom complet
Thais Surian
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2019
Directeur
Jury
Moraes, Dislane Zerbinatti (Président)
Camargo, Maria Rosa Rodrigues Martins de
Catani, Denice Barbara
Silva, Silvio Pereira da
Souza, Elizeu Clementino de
Titre en portugais
"Sou imenso quando escrevo." Práticas da escrita literária de professores: entre saraus e concursos literários
Mots-clés en portugais
Cultura escrita
Literatura
Práticas da escrita
Professores
Resumé en portugais
A presente pesquisa teve como objetivo identificar e analisar práticas da escrita literária realizadas por professores, buscando compreender a relação que estabelecem com a escrita em seus respectivos contextos sociais. Assim, buscamos identificar que práticas da escrita são essas, em quais espaços, que tipo de material escrito é produzido e que usos fazem de tais materiais. A pesquisa é de abordagem qualitativa visando, segundo Bogdan e Biklen (1994), a descrição do objeto, a fundamentação teórica e o estudo das percepções. Os referenciais teóricos estão fundamentados em autores da História Cultural que compreendem a escrita como práticas culturais, históricas e cotidianas Roger Chartier (1990) e Michel de Certeau (2014) , no referencial teórico da História da Cultura Escrita representado por Antonio Castillo Gómez e Antonio Viñao Frago, e em Bourdieu (1996), com o conceito de campo literário. A pesquisa de campo compreendeu a identificação das práticas da escrita e coleta dos materiais escritos e realização de entrevistas com os professores. Os materiais produzidos pelos professores foram identificados a partir de dois espaços: o Concurso Literário Valeu, Professor e saraus que ocorrem em São Paulo, assim, as fontes documentais compreendem textos literários publicados em livros pelo Concurso Literário Valeu, Professor, e textos literários publicados em suporte impresso e digital dos professores participantes de saraus. Desse modo, a análise das fontes documentais em conjunto com as entrevistas possibilitou a construção das seguintes categorias de análise, a saber: práticas e usos da escrita, modos de produção e materialidades, o compartilhamento de experiências literárias, distinção a busca por reconhecimento, interlocução com a realidade no âmbito da crítica, da denúncia e da representação. Com isso, depreendemos que a prática da escrita literária efetivada por esse grupo de professores compreende modos diversos de produzir, evidenciando as representações de seus respectivos contextos sociais, bem como fazer a crítica e a denúncia de uma sociedade desigual. Para além disso, deve-se mencionar que os professores ocupam determinadas posições no campo literário e educacional que estão em disputa na busca por um certo reconhecimento.
Titre en anglais
"I am immense when I write." Teachers' literary writing practices: in-between soirees and literary contests
Mots-clés en anglais
Literature
Teachers
Writing practices
Written culture
Resumé en anglais
This research aimed to identify and to analyze literary writing practices carried out by teachers, trying to understand the relation they establish with writing in their respective social contexts. Thus, we sought to understand which writing practices are these, in which spaces, which type of written material is produced, and which uses these materials have. The approach of this research is qualitative, aiming, according to Bogdan and Biklen (1994), the description of the object, the theoretical foundation, and the study of perceptions. The theoretical references are grounded in authors of the Cultural History who understand writing as cultural, historical, and daily practices Roger Chartier (1990) and Michel de Certeau (2014) -, in the theoretical reference of the History of the Written Culture represented by Antonio Castillo Gómez and Antonio Viñao Frago, and in Bourdieu (1996) with the concept of literary field. The field research covered the identification of writing practices and the collection of written materials and interviews with the teachers. The materials produced by the teachers were identified from two spaces: the Literary Contest Valeu, Professor (Thanks, Teacher) and soirees that take place in São Paulo, so the documentary sources are literary texts published in books by the Literary Contest Valeu, Professor (Thanks, Teacher) and literary texts published in the print and digital media of the teachers who participated in the soirees. Therefore, the analysis of documentary sources and the interviews enabled the construction of the following analysis categories: writing practices and uses, production modes and materialities, sharing literary experiences, distinction the search for recognition, dialogue with reality in the field of criticism, denunciation, and representation. Thus, we inferred that the literary writing practices carried out by this group of teachers cover different production modes seeking to present their representations of their respective social contexts, as well as criticizing and denouncing an unequal society. Furthermore, teachers occupy certain positions in the literary and educational field that are in dispute in the search for a certain recognition.
 
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Date de Publication
2020-12-23
 
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