• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
10.11606/D.48.2016.tde-23122015-083027
Documento
Autor
Nombre completo
Alaina Alves
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2015
Director
Tribunal
Vicentini, Paula Perin (Presidente)
Gallego, Rita de Cassia
Lugli, Rosario Silvana Genta
Título en portugués
A profissão docente em foco: um estudo acerca das imagens de professores na Revista Veja (1996-2008)
Palabras clave en portugués
Educação básica
Imagem de professores
Magistério
Profissão docente
Revista Veja
Resumen en portugués
Esta dissertação apresenta os resultados da pesquisa que investigou as imagens que foram veiculadas sobre a profissão docente no Brasil na revista Veja publicada pela Editora Abril desde 1968 no período de 1996 a 2008, compreendendo, assim, as reformas educacionais empreendidas pelos governos Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), do PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira) e Luiz Inácio da Silva (2003-2010), do PT (Partido dos Trabalhadores). Após o exame de 668 exemplares editados no período escolhido para a presente pesquisa, optou-se por privilegiar na análise as imagens relativas aos professores da educação básica, considerando tanto a produção textual quanto a fotográfica. A Veja é uma publicação semanal, de ampla circulação e com um projeto político-ideológico claramente definido incluindo iniciativas para a melhoria da qualidade do ensino oferecido no Brasil. Pode-se dizer, portanto, que o periódico não apenas trata sobre a educação, mas também articula em suas páginas um projeto de educação, baseado na meritocracia como sendo a melhor forma de combater os problemas existentes nessa área e melhorar o nível de aprendizagem de nossos alunos. Esse posicionamento é sistematicamente defendido pela revista que apresenta a realização de avaliações sistemáticas destinadas a classificar alunos, professores e instituições em todos os níveis de ensino como o meio mais eficaz de expor as mazelas do nosso sistema educacional. Tendo em vista tal projeto educacional, foi possível identificar com base na análise do corpus selecionado imagens distintas da docência, havendo, no período de 1996 a 2005, o predomínio da representação de professores tidos como exemplares pelo fato de lecionarem de forma criativa, buscando sempre uma prática inovadora de modo a tornar as suas aulas mais interessantes e demonstrando grande dedicação à aprendizagem e ao desenvolvimento de seus alunos. Esses professores ganharam notoriedade nas páginas da Veja por meio de matérias e de propagandas de iniciativas organizadas pela Fundação Victor Civita mantida pela Editora Abril voltadas para a valorização simbólica do magistério que buscavam tornálos dignos de distinção no interior da categoria e de reconhecimento tanto da sociedade em geral quanto de ex-alunos que veem na sua influência elementos para o seu êxito profissional. Com a ascensão do presidente Lula ao poder a partir de 2003, a revista passa a dar destaque aos problemas que assolam o ensino brasileiro mediante a comparação com sistemas de ensino de outros países, apresentados como modelares tais como: a Coréia e a Finlândia -, fazendo duras críticas às medidas adotadas pelo governo petista. Nesse quadro, vai ganhando expressão, na Veja, o retrato das mazelas que caracterizam o magistério brasileiro com a representação do professor esquerdista e despreparado em razão da formação recebida, que se preocupa apenas em doutrinar os seus alunos devido ao seu engajamento político e se beneficia da vitimização, própria da categoria, que atribui à baixa remuneração e às péssimas condições de trabalho a má qualidade do ensino oferecido nas escolas brasileiras, mas que se vale do radicalismo do movimento docente para manter os seus privilégios.
Título en inglés
The teaching profession in focus: a study regarding images of teachers on Veja magazine (1996-2008)
Palabras clave en inglés
Basic education
Images of teachers
Teaching
Teaching profession
Veja magazine
Resumen en inglés
This research aims to analyze the images on the teaching profession in Brazil reported on Veja magazine - published by Editora Abril since 1968 - in the period from 1996 to 2008, comprising thus the educational reforms undertaken by the governments of Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), from PSDB (Brazilian Social Democracy Party) and Luiz Inácio da Silva (2003-2010), from PT (Workers Party). After examination of 668 copies edited in the period chosen for the current study, it was decided to prioritize in the analysis the images related to the basic education teachers, considering both the textual and photographic productions. Veja magazine is a weekly, widely circulated publication with a clearly defined political-ideological project including initiatives to improve the quality of education in Brazil. Hence, it is possible to claim that the publication not only talks about education, but also articulates an education project on its pages, based on meritocracy as being the best way to overcome the problems in this area and improve the level of learning of our students. This position is consistently advocated by the magazine which presents the realization of systematic assessments to classify students, teachers and institutions at all levels of education as the most effective mean of exposing the ills of our education system. Taking into account this educational project, it was possible to identify, based on the corpus analysis from 1996 to 2005, different images of teaching with the prevalence of representation of teachers taken as exemplary by the fact of teaching in a creative method, seeking an innovative practice in order to make their lessons more interesting and showing great dedication to the learning and development of their students. These teachers won notoriety on Veja pages through articles and advertisements of initiatives organized by Fundação Victor Civita supported by Editora Abril - focused on the symbolic value of teaching seeking to make them worthy of distinction in the category and recognition from both society and former students who see on their influence elements to their professional achievement. From 2003, with the rise of Lula to power, the magazine starts to highlight the problems in Brazilian educational system by making comparisons with the systems of other countries, presented as model - such as Korea and Finland criticizing harshly the measures taken by the PT government. In this scenario, on Veja its given expression for the picture of the ills that characterize the Brazilian teaching with the representation of a leftist teacher who is unprepared as a result of the training received, who simply cares to indoctrinate their students due to political engagement, who benefits from the typical victimization of the category, who blames the low wages and poor working conditions for bad quality of education offered in Brazilian schools, but is the one who relies on the radicalism of the teachers movement to keep the privileges .
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
ALAINA_ALVES_rev.pdf (3.42 Mbytes)
Fecha de Publicación
2016-03-08
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2021. Todos los derechos reservados.