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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2019.tde-23102020-171146
Documento
Autor
Nome completo
Kellys Regina Rodio Saucedo
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2019
Orientador
Banca examinadora
Oliveira, Mauricio Pietrocola Pinto de (Presidente)
Carvalho, Anna Maria Pessoa de
Marineli, Fábio
Nakayama, Bárbara Cristina Moreira Sicardi
Scarpa, Daniela Lopes
Título em português
Estudo sociológico das emoções na formação de professores: interpretando interações face a face em um tema controverso da Educação Científica
Palavras-chave em português
Emoções
Ensino fundamental
Formação de professores
Rituais de interação
Resumo em português
Neste trabalho, estudamos a maneira como as emoções são geradas e sustentam as interações num grupo de professores. Os quadros teóricos adotados nesta pesquisa incluem as teorias sociológicas das emoções. As emoções são processos biológicos, culturais e cognitivos que envolvem estados fisiológicos de excitação, e os sociólogos as consideram, ao mesmo tempo, ingredientes e resultados de encontros face a face. Entendemos que os ambientes educacionais, por seu pluralismo sociocultural, constituem um espaço natural ideal para a investigação das emoções durante as interações sociais e para construção de compreensões a respeito do modo de pensar e de agir das pessoas. Assim, após realizarmos um amplo mapeamento das produções nacionais e internacionais, na fase inicial da nossa investigação, verificamos que pouco conhecíamos a respeito de como os professores dos anos iniciais lidam com suas emoções ao abordarem temas controversos, que podem despertar fortes emoções e são um dos eixos da Alfabetização Científica. Interessados nessa questão, esclarecemos que este estudo teve por objetivo compreender as interações emocionais que os professores estabelecem com seus pares e com os conteúdos ao abordarem temas controversos, e não as dificuldades imbricadas no ensino dos conceitos científicos. Realizamos a coleta de informações junto a um grupo de 18 professores da Rede Municipal de Ensino de Cascavel (PR), que foram convidados para participar de um Curso de Metodologias do Ensino de Ciências, com ênfase em temas controversos. Quanto à coleta de informações e à escolha dos procedimentos de abordagem de dados, seguimos o direcionamento dado pela Metodologia de Pesquisa Orientada por Evento. Uma vez localizado o evento, passamos a interpretá-lo segundo as etapas do círculo fenomenológicohermenêutico. Os resultados indicam que os professores encontraram maior dificuldade para inibir suas emoções em temas controversos com os quais tinham uma relação de proximidade assentada em valores pessoais inegociáveis e que faziam parte de suas experiências socioculturais anteriores. Diante dessa situação, observamos que eles romperam com o contexto cultural escolar, transformando as estruturas sociais, ou seja, romperam com aquilo que é esperado como prática didática à abordagem de temas controversos em ambientes educacionais ao serem pressionados por suas emoções. Concluímos, portanto, que as emoções também são fundamentais para o engajamento das pessoas em atividades escolares, sendo responsáveis pelo sucesso ou não das interações.
Título em inglês
Sociological study of emotions in teacher education: interpreting face-to-face interactions on a controversial issue in Science Education
Palavras-chave em inglês
Elementary school
Emotions
Interaction rituals
Teacher education
Resumo em inglês
In this paper, we analyze how the emotions are generated and support the interactions in a group of teachers. The theoretical framework adopted in this research include the sociological theories of emotions. The emotions are biological, cultural and cognitive processes that involve physiological states of excitement, and the sociologists consider them both ingredients and results of face-to-face interactions. We understand that educational environments, due to their sociocultural pluralism, constitute an ideal natural environment for the investigation of emotions during social interactions, as well as for the construction of understandings about people's ways of thinking and acting. Thus, after conducting a comprehensive mapping of national and international productions in the early stages of our research, we found that we knew little about how early-school teachers deal with their emotions when addressing controversial topics that can arouse strong emotions and are one of the axes of Scientific Literacy. Interested in this issue, we clarify that this study aimed rather to understand the emotional interactions that teachers establish with their peers and with their teaching topics when addressing controversial issues than to understand the difficulties involved in teaching scientific concepts. We collected information from a group of 18 teachers linked to the Municipal Education System of Cascavel (Paraná, Brazil), who were invited to participate in a Science Teaching Methodology Course with emphasis on controversial topics. Regarding the collection of information and the choice of data approach procedures, we follow the direction given by the Event-Oriented Research. Once the event is pinpointed, we begin to interpret it according to the stages of the phenomenological-hermeneutic circle. The results indicate that the teachers found it more difficult to inhibit their emotions in controversial subjects with which they had a close relationship based on non-negotiable personal values and that were part of their previous sociocultural experiences. Faced with this situation, we observed that they broke with the school cultural context, transforming social structures, that is, they broke with what is expected as a didactic practice to address controversial topics in educational environments when they are pressured by their emotions. We conclude, therefore, that emotions are also fundamental to the engagement of people in school activities, being responsible for the success or failure of the interactions.
 
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Data de Publicação
2020-12-20
 
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