• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2019.tde-23102020-165807
Document
Auteur
Nom complet
Arthemisa Freitas Guimarães Costa
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2019
Directeur
Jury
Kruppa, Sonia Maria Portella (Président)
Correa, Bianca Cristina
Ferreira, Christiane Nascimento
Titre en portugais
Sistemas de ensino privado em São Lourenço/MG: análise do ciclo de política da educação infantil de 2012 a 2016
Mots-clés en portugais
Ciclo de políticas
Educação infantil
Política educacional
Sistema privado de ensino
Resumé en portugais
Esta pesquisa teve como objetivo analisar o ciclo da política de utilização de sistema privado de ensino na educação infantil da rede municipal de educação de São Lourenço/MG. Partindo do pressuposto de que a interferência da iniciativa privada na escola pública viola princípios democráticos, realizou-se pesquisa qualitativa, por meio de estudo de caso na rede pública municipal de educação de São Lourenço, em Minas Gerais, tendo como sujeitos: uma diretora escolar, uma supervisora escolar, duas professoras, uma auxiliar de creche, uma mãe de aluna e uma aluna. Utilizou-se como método a Abordagem do Ciclo de Políticas, formulado por Stephen Ball e Richard Bowe, a fim de realizar a análise dos diferentes contextos da política educacional: contexto da influência, contexto da produção do texto, contexto da prática e contexto dos resultados/efeitos. O estudo bibliográfico esteve em permanente interlocução com a pesquisa empírica realizada por meio de análise de documentos e entrevistas semiestruturadas. A pesquisa é relevante pela atualidade do tema, visto que por todo o país a ideologia do mercado influencia a educação pública e compromete a qualidade do processo pedagógico ao negar a condição de sujeito do professor e do aluno no processo de trabalho na escola, tal como foi constatado nesta pesquisa. A conclusão do trabalho indica a necessidade se realizar estudos com vistas à elucidação de casos de resistência dos educadores, submetidos à reestruturação desta natureza.
Titre en anglais
Private teaching system in São Lourenço/MG: analysis of the policy cycle in early childhood education from 2012 to 2016
Mots-clés en anglais
Early childhood education
Educational policy
Policy cycle
Private teaching system
Resumé en anglais
This research aimed to analyze the policy cycle of using a private teaching system in early childhood education in a municipal education network. Assuming that the interference of private initiative in public schools violates democratic principles, qualitative research was conducted through a case study in the municipal public education network of São Lourenço, in Minas Gerais, in which the subjects were a school director, a school supervisor, two teachers, a daycare assistant, a students mother and a student. The Policy Cycle approach, formulated by Stephen Ball and Richard Bowe, was used in order to analyze different contexts of educational policy, such as: influence, text production, practice and outcomes. The bibliographical study was in permanent dialogue with the empirical research carried out through the analysis of documents and semi-structured interviews. The research is relevant, once the theme is current and also because the market ideology influences public education all over the country and compromises the quality of the pedagogical process by denying the condition of the teacher and the student as subjects in the school working process. The conclusion of the study indicates it is essential to deepen the studies by aiming at cases of resistance of educators undergoing restructuring of this nature.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2020-11-04
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.