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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2020.tde-23102020-165150
Documento
Autor
Nome completo
Ercilene Maria de Souza Vita
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2020
Orientador
Banca examinadora
Barzotto, Valdir Heitor (Presidente)
Almeida, Rogério de
Costa, Lucilene Soares da
Dubin, Mariano
Guidio, Milena Cláudia Magalhães Santos
Título em português
Mar de palavras-chave: domínio e estranhamento em relação à língua portuguesa
Palavras-chave em português
Análise do Discurso
Domínio da língua
Estranhamento
Língua Portuguesa
Psicanálise
Resumo em português
Esta pesquisa teve seu início por meio de uma inusitada experiência de estranhamento familiar (FREUD, 1919) ocorrida por ocasião da leitura da obra Maluco, o Romance dos Descobridores (PONCE DE LEÓN, 1990). Durante essa leitura, uma espécie de amálgama ocorreu entre a sensação de estranhamento causada pelo texto e a ideia de domínio em relação à língua portuguesa, presente nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1997). Como consideramos que as manifestações inconscientes podem induzir não somente a um autoconhecimento, mas também a um conhecimento que se sustente diante do social, resolvemos iniciar nossa pesquisa, tendo como eixo a seguinte pergunta: Que caminho essa sensação de estranho familiar (unheimlich) poderia nos indicar? O que as palavras domínio e estranhamento poderiam nos trazer como conhecimento em relação à língua portuguesa e ao seu ensino? Sabemos que as palavras não são usadas impunemente. Marcam um caminho quando são ditas. Constroem formações imaginárias e simbólicas. Assim, para responder a essas perguntas, analisando os termos domínio e estranhamento em dicionários, em textos oficiais e, de modo geral, na mídia veiculada pela internet, fazemos uso do paradigma indiciário de Ginzburg (1986), bem como dos referenciais teóricos da Análise do Discurso (via Pêcheux) e da psicanálise freudiana/lacaniana tais como a noção de inconsciente e dos registros Real, Imaginário e Simbólico.
Título em inglês
A sea of key words: Mastery and Estrangement in relation to the Portuguese language
Palavras-chave em inglês
Discourse Analysis
Estrangement
Language Mastery
Portuguese Language
Psychoanalysis
Resumo em inglês
This research began with an unusual experience of family estrangement (FREUD, 1919) that occurred while reading Maluco, Romance dos Descobridores (PONCE DE LEÓN, 1990). During this reading, a kind of amalgam took place between the feeling of estrangement caused by the text and the idea of mastery in the Portuguese language, present in the National Curriculum Parameters (PCN, 1997). As we consider that unconscious manifestations can induce not only self-awarness, as well as knowledge that is socially sustained, we have decided to start our research, focusing on the following question: What path could this feeling of « uncanny » (unheimlich) take us to? What does it imply ? What could the words "mastery" and "estrangement" contribute as knowledge in relation to the Portuguese language and its teaching? We know that words are not used with impunity. They set a path when they are said. They build both imaginary and symbolic formations. Thus, in order to try answering these questions and analysing the terms mastery and estrangement in dictionaries, in official texts, and on the internet, we make use of the indicial paradigm of Ginzburg (1986), as well as the theoretical references of Discourse Analysis (via Pêcheux) and Freudian / Lacanian psychoanalysis - such as the notion of the unconsciousness and the Real, Imaginary and Symbolic register.
 
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Data de Publicação
2020-11-11
 
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