• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2009.tde-23092009-135533
Document
Auteur
Nom complet
Claudio Antonio Tordino
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2009
Directeur
Jury
Bruno, Lucia Emilia Nuevo Barreto (Président)
Bertero, Carlos Osmar
Boto, Carlota Josefina Malta Cardozo dos Reis
Fischmann, Adalberto Americo
Severino, Antonio Joaquim
Titre en portugais
Formação em administração em prospectiva: a graduação em administração no Brasil no quarto de século
Mots-clés en portugais
administração
administrador
curso de graduação em administração
educação superior
formação em administração
interdisciplinaridade
Resumé en portugais
O objeto deste estudo é a formação profissional em Administração, a inseri-la como unidade de análise no bojo da Educação Superior no Brasil, com o objetivo de colocá-las e à profissão sob escrutínio para identificar suas dificuldades e potencialidades. Pesquisa de abordagem qualitativa em vertente interdisciplinar, na área temática de Cultura, Organização e Educação, é, ao mesmo tempo, bibliográfica, ao recorrer à produção intelectual das disciplinas de História, Antropologia, Sociologia, Política, Economia, Educação, Administração, e documental, pela utilização de dados de fontes de variada procedência, mas a privilegiar aqueles de organismos internacionais e nacionais que mereçam credibilidade. O modelo analítico-propositivo é sistêmico, para configurar a formação em Administração como sistema e inseri-la no âmbito maior da educação superior do país e este no concerto da educação superior mundial, enquanto, reversamente, ao assumir a centralidade da ordem econômica internacional, abordá-la como sistema-mundo conformador do sistema de desenvolvimento social, que em si abarca o de educação e seu subsistema de educação superior. Ao valer-se da prospectiva, o estudo busca discutir tanto a formação profissional do administrador como seu papel social e importância política, independentemente das áreas de atuação em que possa militar, a ter como horizonte temporal este quarto de século, já que a dinâmica do capitalismo avançado, ao engendrar modos de vida e alternativas de organização da produção, responsivas, acomodatícias e confrontadoras dessa dinâmica, está a instituir novos contextos, exigentes de outro tipo de formação. A identificação de fatores que contribuam à compreensão das características desejáveis de projetos formativos na área de graduação em Administração pode levar à diversificação ou ao aprofundamento dos conhecimentos sobre o tema e contribuir à evolução do campo, além de servir de ponto de reflexão sobre o papel da Educação Superior na formação econômico-social do Brasil.
Titre en anglais
Management Higher Education in Prospective: Undergraduate courses in Brazil in the quarter of the century
Mots-clés en anglais
administration
business administration
interdisciplinarity
management higher Education
management undergraduated course
Resumé en anglais
Focusing the professional formation in the business administration field, this study aims to scrutinize the undergraduated courses in order to identify its barriers, potentialities and role among the Brazilian Higher Education. The research, under a qualitative approach, recurs to multiple bibliographic sources, once it is based on several disciplines - History, Anthropology, Sociology, Politic, Economy, Education, Administration - and documental pieces, using data from varied provenance, but relaying on those from international and brazilian bodies that deserve credibility. The analytical-propositive model is systemic, in order to shape a formation in management as a system and insert it in the wider higher education system, in the country and worldwide. In a reverse way, relying on the international economic order, taking it as a world-system, within him and under its aegis, refer to the social development system, which covers the education system and its subsystem of higher education. Based on prospective, the study aims to discuss both the professional role of the manager, as its social role and political relevance, regardless of the areas of action that can act, to have as their horizon this quarter of the century, once the dynamics of capitalism, engendering ways of life and alternatives for organization of production, responsive, adaptable and critics of such dynamics, introduces new contexts, possibly demanding of another type of formation. The identification of factors that contribute to the understanding of desirable characteristics of projects for formation in the area of Administration may lead to diversification or the deepening of knowledge about the theme and to contribute to professional formation in the field, besides serving as a point of reflection on the role of Higher Education in the brazilian economic-social formation.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2009-12-16
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.