• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2021.tde-23062021-112116
Documento
Autor
Nombre completo
Elaine Cristina Mourão
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2021
Director
Tribunal
Lajonquière, Leandro de (Presidente)
Almeida, Inês Maria Marques Zanforlin Pires de
Batista, Douglas Emiliano
Monteiro, Elisabete Aparecida
Revah, Daniel
Título en portugués
Formação de professores sob o paradigma tecnocrático: implicações sobre a palavra professoral
Palabras clave en portugués
Formação de professores
Implicação no professar
Psicanálise e educação
Resumen en portugués
A formação de professores é tomada como variável chave no enfrentamento das mazelas de nossa educação. Essa forma de tomar a questão é simplista por desconsiderar diversas variáveis que interferem na problemática, culpabiliza os professores ao mesmo tempo em que dá destaque para premissas técnico-didáticas. Por esta razão, tomamos as implicações do imperialismo racionalista e utilitarista na interpelação da palavra professoral que ressalta que há lógicas mais didáticas do que outras. Para tanto, elegemos como material de pesquisa as obras São deuses os professores? O segredo dos professores de sucesso de Patrícia Patrício (2005), Aula nota 10: 49 técnicas para ser um professor campeão de audiência de Doug Lemov (2011), Professores e professauros: reflexões sobre a aula e práticas pedagógicas diversas de Celso Antunes (2013), os documentários Être et avoir (Ser e ter) de 2002, dirigido por Nicolas Philibert e Mon maître décole de 2016, dirigido por Émilie Thérond e o filme Les grands esprits (O melhor professor da minha vida) de 2017, dirigido por Olivier Ayache-Vidal. A partir de reflexões psicanalíticas na educação, apontamos o intuito do discurso pedagógico hegemônico de tornar o professar psiquicamente de graça e que as condições de possibilidade da mestria passam pela implicação e engajamento no professar, já que o endereçamento da palavra educativa requer tomar distanciamento de modelos idealizados e universalizantes sobre a docência.
Título en inglés
Teachers' qualification under the technocratic paradigm: implications of the professorial word
Palabras clave en inglés
Implications in the teaching
Psychoanalysis and education
Teachers qualification
Resumen en inglés
The teachers' qualification is considered as a variable key for facing the adversities of our education system. This approach to understand the question is awfully simple thus it disregards several variables wich interfere in the problematic and blame teachers as well as highlight technical and learning premises. For this reason, we contemplate the implications of rationalist and utilitarian imperialism in considering the professorial word wich focus on the fact that there are some reasonings more didactic than others. Therefore, for this reaserch we have chosen the following books São deuses os professores? O segredo dos professores de sucesso de Patrícia Patrício (2005), Aula nota 10: 49 técnicas para ser um professor campeão de audiência de Doug Lemov (2011), Professores e professauros: reflexões sobre a aula e práticas pedagógicas diversas de Celso Antunes (2013), the documentaries Être et avoir (Ser e ter) 2002, directed by Nicolas Philibert and Mon maître décole, 2016, directed by Émilie Thérond and the film Les grands esprits (O melhor professor da minha vida), 2017, directed by Olivier Ayache-Vidal. From psychoanalystic observations on education, we pointed at the objective of the hegemonic pedagogic discussion to make the teacher psychically free and the possibilities of mastery involves action and engagement with teachers, since the conduction of the educational word requires to get apart from idealistic and universal models of teaching.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2021-06-25
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.