• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2021.tde-23062021-112116
Document
Auteur
Nom complet
Elaine Cristina Mourão
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2021
Directeur
Jury
Lajonquière, Leandro de (Président)
Almeida, Inês Maria Marques Zanforlin Pires de
Batista, Douglas Emiliano
Monteiro, Elisabete Aparecida
Revah, Daniel
Titre en portugais
Formação de professores sob o paradigma tecnocrático: implicações sobre a palavra professoral
Mots-clés en portugais
Formação de professores
Implicação no professar
Psicanálise e educação
Resumé en portugais
A formação de professores é tomada como variável chave no enfrentamento das mazelas de nossa educação. Essa forma de tomar a questão é simplista por desconsiderar diversas variáveis que interferem na problemática, culpabiliza os professores ao mesmo tempo em que dá destaque para premissas técnico-didáticas. Por esta razão, tomamos as implicações do imperialismo racionalista e utilitarista na interpelação da palavra professoral que ressalta que há lógicas mais didáticas do que outras. Para tanto, elegemos como material de pesquisa as obras São deuses os professores? O segredo dos professores de sucesso de Patrícia Patrício (2005), Aula nota 10: 49 técnicas para ser um professor campeão de audiência de Doug Lemov (2011), Professores e professauros: reflexões sobre a aula e práticas pedagógicas diversas de Celso Antunes (2013), os documentários Être et avoir (Ser e ter) de 2002, dirigido por Nicolas Philibert e Mon maître décole de 2016, dirigido por Émilie Thérond e o filme Les grands esprits (O melhor professor da minha vida) de 2017, dirigido por Olivier Ayache-Vidal. A partir de reflexões psicanalíticas na educação, apontamos o intuito do discurso pedagógico hegemônico de tornar o professar psiquicamente de graça e que as condições de possibilidade da mestria passam pela implicação e engajamento no professar, já que o endereçamento da palavra educativa requer tomar distanciamento de modelos idealizados e universalizantes sobre a docência.
Titre en anglais
Teachers' qualification under the technocratic paradigm: implications of the professorial word
Mots-clés en anglais
Implications in the teaching
Psychoanalysis and education
Teachers qualification
Resumé en anglais
The teachers' qualification is considered as a variable key for facing the adversities of our education system. This approach to understand the question is awfully simple thus it disregards several variables wich interfere in the problematic and blame teachers as well as highlight technical and learning premises. For this reason, we contemplate the implications of rationalist and utilitarian imperialism in considering the professorial word wich focus on the fact that there are some reasonings more didactic than others. Therefore, for this reaserch we have chosen the following books São deuses os professores? O segredo dos professores de sucesso de Patrícia Patrício (2005), Aula nota 10: 49 técnicas para ser um professor campeão de audiência de Doug Lemov (2011), Professores e professauros: reflexões sobre a aula e práticas pedagógicas diversas de Celso Antunes (2013), the documentaries Être et avoir (Ser e ter) 2002, directed by Nicolas Philibert and Mon maître décole, 2016, directed by Émilie Thérond and the film Les grands esprits (O melhor professor da minha vida), 2017, directed by Olivier Ayache-Vidal. From psychoanalystic observations on education, we pointed at the objective of the hegemonic pedagogic discussion to make the teacher psychically free and the possibilities of mastery involves action and engagement with teachers, since the conduction of the educational word requires to get apart from idealistic and universal models of teaching.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2021-06-25
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.