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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2021.tde-23062021-112116
Documento
Autor
Nome completo
Elaine Cristina Mourão
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2021
Orientador
Banca examinadora
Lajonquière, Leandro de (Presidente)
Almeida, Inês Maria Marques Zanforlin Pires de
Batista, Douglas Emiliano
Monteiro, Elisabete Aparecida
Revah, Daniel
Título em português
Formação de professores sob o paradigma tecnocrático: implicações sobre a palavra professoral
Palavras-chave em português
Formação de professores
Implicação no professar
Psicanálise e educação
Resumo em português
A formação de professores é tomada como variável chave no enfrentamento das mazelas de nossa educação. Essa forma de tomar a questão é simplista por desconsiderar diversas variáveis que interferem na problemática, culpabiliza os professores ao mesmo tempo em que dá destaque para premissas técnico-didáticas. Por esta razão, tomamos as implicações do imperialismo racionalista e utilitarista na interpelação da palavra professoral que ressalta que há lógicas mais didáticas do que outras. Para tanto, elegemos como material de pesquisa as obras São deuses os professores? O segredo dos professores de sucesso de Patrícia Patrício (2005), Aula nota 10: 49 técnicas para ser um professor campeão de audiência de Doug Lemov (2011), Professores e professauros: reflexões sobre a aula e práticas pedagógicas diversas de Celso Antunes (2013), os documentários Être et avoir (Ser e ter) de 2002, dirigido por Nicolas Philibert e Mon maître décole de 2016, dirigido por Émilie Thérond e o filme Les grands esprits (O melhor professor da minha vida) de 2017, dirigido por Olivier Ayache-Vidal. A partir de reflexões psicanalíticas na educação, apontamos o intuito do discurso pedagógico hegemônico de tornar o professar psiquicamente de graça e que as condições de possibilidade da mestria passam pela implicação e engajamento no professar, já que o endereçamento da palavra educativa requer tomar distanciamento de modelos idealizados e universalizantes sobre a docência.
Título em inglês
Teachers' qualification under the technocratic paradigm: implications of the professorial word
Palavras-chave em inglês
Implications in the teaching
Psychoanalysis and education
Teachers qualification
Resumo em inglês
The teachers' qualification is considered as a variable key for facing the adversities of our education system. This approach to understand the question is awfully simple thus it disregards several variables wich interfere in the problematic and blame teachers as well as highlight technical and learning premises. For this reason, we contemplate the implications of rationalist and utilitarian imperialism in considering the professorial word wich focus on the fact that there are some reasonings more didactic than others. Therefore, for this reaserch we have chosen the following books São deuses os professores? O segredo dos professores de sucesso de Patrícia Patrício (2005), Aula nota 10: 49 técnicas para ser um professor campeão de audiência de Doug Lemov (2011), Professores e professauros: reflexões sobre a aula e práticas pedagógicas diversas de Celso Antunes (2013), the documentaries Être et avoir (Ser e ter) 2002, directed by Nicolas Philibert and Mon maître décole, 2016, directed by Émilie Thérond and the film Les grands esprits (O melhor professor da minha vida), 2017, directed by Olivier Ayache-Vidal. From psychoanalystic observations on education, we pointed at the objective of the hegemonic pedagogic discussion to make the teacher psychically free and the possibilities of mastery involves action and engagement with teachers, since the conduction of the educational word requires to get apart from idealistic and universal models of teaching.
 
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Data de Publicação
2021-06-25
 
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