• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2007.tde-22022008-142053
Documento
Autor
Nombre completo
Jussara de Abreu Carolino
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2007
Director
Tribunal
Cacete, Nuria Hanglei (Presidente)
Francesconi, Lea
Kenski, Vani Moreira
Título en portugués
Contribuições da pedagogia de projetos e do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) para o ensino de Geografia - um estudo de caso.
Palabras clave en portugués
Formação de Professores
Pedagogia de Projetos
Práticas Pedagógicas
Tecnologia de Informação e Comunicação
Resumen en portugués
Objetivamos demonstrar nesta pesquisa as contribuições da Pedagogia de Projetos associada ao uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no ensino de Geografia, no sentido de criar novos ambientes de trabalho e estimular o aluno, com base nos princípios da autonomia e da colaboração, a buscar aprendizagem contextualizada e com significado. A modalidade de pesquisa adotada foi a empírica; o procedimento técnico utilizado foi o estudo de caso - realizado na Escola Odete Maria de Freitas, Embu/SP, com alunos do Ensino Fundamental, precisamente duas salas de 8ª série. Foram elaboradas e desenvolvidas duas propostas didáticas para o ensino de Geografia, que associam a Pedagogia de Projetos, especificamente o projeto "Mi lugar" e o "Ih! Tá acabando", ao uso das TICs. Os resultados mostram que é possível proporcionar ensino pautado na criação/apropriação de novos ambientes de trabalho, possibilitando ao aluno aprendizagem contextualizada e com significado. O desenvolvimento das propostas didáticas destacadas foi bastante positivo - percebido por meio do empenho, da dedicação e do comprometimento dos envolvidos no processo. O trabalho permitiu a criação de conexões com o cotidiano e a participação do educando, de forma dinâmica e interativa. Foram construídos conceitos não só pertinentes à Geografia mas com a perspectiva de integração dos saberes, de aprender a conhecer, a fazer, a encontrar significado na própria atuação. Os alunos passaram de meros receptores de informações para produtores de seu próprio conhecimento; tornaram-se responsáveis pelo seu aprendizado. A ação do professor foi fundamental nesse processo, por meio de pedagogias diferenciadas, mediação e prática reflexiva. Portanto, são muitas as questões que permeiam o estudo acerca das contribuições da Pedagogia de Projetos e do uso das TICs no ensino/aprendizagem. Questões que perpassam pelo âmbito das concepções do professor e do aluno sobre aprendizagem, pela idealização; desenvolvimento e aplicação de práticas escolares inovadoras; pelo aporte da formação de professores; como também pela infraestrutura tecnológica necessária para a implementação das TICs na escola. Esses temas precisam ser pensados em consonância com os novos paradigmas educacionais, inseridos no mundo atual, com suas formas específicas de organização social. É preciso considerar ainda as necessidades de aprendizagem do aluno, seu contexto social e educativo, para a implementação de uma proposta pedagógica eficaz.
Título en inglés
Contributions of the Pedagogical Project and the use of the Information and Communication Technologies (ICTs) for the Teaching of Geography - The study of a case.
Palabras clave en inglés
Information and Communication Technology
Pedagogical Practices
Project Pedagogy
Teacher Training
Resumen en inglés
In this research we intend to demonstrate the contributions of Project Pedagogy associated with the use of Information and Communication Technologies (ICTs) to the teaching of Geography, in order to create new work environments and stimulate the student, based on the principles of autonomy and collaboration, to learn in a contextualized and significant way. An empirical model of research was adopted and the technical procedure used was the case study - which took place at the school Escola Odete Maria de Freitas, Embu/SP, with primary school students in two 8th grade classrooms. Two didactic proposals were worked out and developed for the teaching of Geography that associates the use of ICTs with Project Pedagogy, specifically the projects "Mi lugar" and "Ih! Tá acabando". The results show that it is possible to offer education based on the creation/appropriation of a new work environment, making it possible for the student to have a contextualized and meaningful learning experience. The development of the didactic proposal was very positive - as evidenced by the engagement, dedication and commitment of the people involved in this process. The work allowed the creation of a connection to day-to-day life and the participation of the student in a dynamic and interactive way. Concepts were elaborated that are not only related to Geography, but in a perspective of integration of areas of knowledge, of learning to know, to do, and to find meaning in one's own actions. The students turned from mere receptors of information into producers of their knowledge; they became responsible for their learning experience. The teacher's role was fundamental in this process, by using different teaching methods and through a process of mediation and reflection. This research raises many questions about the contributions of Project Pedagogy and the use of ICTs in teaching and learning questions about the teacher's and student's conceptions about learning; by idealization, development and the application of new school practices; through the contribution of teacher training; as well as the technological infrastructure needed to implement ICTs at school. These issues need to be thought about bearing in mind new educational paradigms, inserted in the world of today, with its specific social organization. We must consider the student's educational needs and his social and educational context if we are to develop and implement an effective pedagogical proposal.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2008-03-05
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.