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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2016.tde-20092016-170656
Document
Auteur
Nom complet
Eder Marques Loiola
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2016
Directeur
Jury
Carvalho, José Sergio Fonseca de (Président)
Gottschalk, Cristiane Maria Cornelia
Patto, Maria Helena Souza
Titre en portugais
Uma ideia da autonomia da escola na obra de José Mário Pires Azanha
Mots-clés en portugais
Autonomia da escola
Azanha
Democratização do ensino
Resumé en portugais
A presente dissertação discute o conceito de autonomia da escola na obra do educador José Mário Pires Azanha (1931-2004). A interpretação exposta no trabalho sugere que a expressão era geralmente usada pelo autor num sentido programático, associada a uma proposta específica de atribuição de autonomia educativa às escolas. O programa prático veiculado pelo conceito é considerado uma resposta aos impasses institucionais inéditos deflagrados pela democratização do acesso à escola básica de oito anos a partir da reforma Ulhoa Cintra (1967-70). A argumentação recorre à articulação da ideia de autonomia da escola com outras noções presentes em escritos variados do autor a respeito das avaliações da qualidade do ensino público, em suas considerações acerca da pesquisa educacional e das propostas de formação de professores, entre outros tópicos. Tais conexões conceituais indicam o propósito de Azanha de destacar aspectos das novas condições de ensino interessantes ao encaminhamento das alegadas dificuldades da escola pública democratizada.
Titre en anglais
An idea of school autonomy in the works of José Mário Pires Azanha
Mots-clés en anglais
Azanha
Democratization of education
School autonomy
Resumé en anglais
This dissertation aims to discuss the concept of school autonomy in the works of educationist José Mário Pires Azanha (1931-2004). The interpretation exposed herein suggests that the term was typically employed by the author program-wise, i.e., associated with a particular proposal of educational autonomy assignment to schools. The practical program conveyed by the concept is considered to be an answer to the unprecedented institutional bottlenecks brought about by the democratization of the access to the eight-year Elementary School after the Ulhoa Cintra (1967-1970) reformation. The argumentation is supported by the connection of the idea of school autonomy with other assumptions from several of Azanhas writings about quality assessments in the public school, concerns regarding educational research, and teacher-training proposals, among others. Such conceptual connections demonstrate Azanha's intent to highlight the aspects of valuable new learning conditions when following-up on alleged shortcomings presented by the democratized public school.
 
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EDER_MARQUES_LOIOLA.pdf (1,002.25 Kbytes)
Date de Publication
2016-09-28
 
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